A região Eldorado foi palco de um importante movimento que mudou a relação de Contagem com o Carnaval. Em 2012, bloco dos Butequeiros surgiu a partir do entusiasmo de amigos e frequentadores de bares locais, que tinham o objetivo de resgatar o Carnaval de rua da cidade. Inspirado pela criatividade dos integrantes, o bloco prepara, a cada, desfile temas que incluem sátiras, críticas, campanhas de inclusão social e preservação ambiental.
Desde sua formação, o bloco conta com alegorias e uma bateria que evoluiu ao longo dos anos, e que hoje conta com cerca de 45 ritmistas. O mascote, "O Mestre Butequeiro", inspirado nos bonecos de Olinda, é uma atração à parte, e representa a alegria e descontração do público frequentador de botecos e rodas de samba. No primeiro desfile deles, o público girou em torno de pouco mais de 50 pessoas, entre amigos e familiares dos entusiastas. Em 2020, os foliões já somavam mais de 3.000 pessoas.
"O bloco não apenas celebra a alegria carnavalesca, mas também busca reavivar a atmosfera festiva que há muito tempo não ecoava pelas ruas de Contagem. Assim, o bloco dos Butequeiros se tornou um símbolo de renovação, unindo a comunidade em torno da diversão, da música e da tradição carnavalesca", destacou Juliana Nascimento, uma das representantes do Butequeiros.
Desde sua criação, a iniciativa é apoiada por moradores da rua Jatobás e adjacências, atraindo foliões de diversas regiões de Contagem. Além do Carnaval de rua, o projeto realiza eventos ao longo do ano inteiro, interagindo com a comunidade por meio de oficinas, ensaios, construção de alegorias, entre outras atividades. O fomento ao lazer, à cultura e a união/inclusão de toda a coletividade no ambiente carnavalesco é uma prioridade, e ainda traz como foco constante a sustentabilidade, divulgando a importância da coleta seletiva entre os moradores e a preservação dos recursos naturais.
A apresentação do Bloco dos Butequeiros acontecerá no dia 3/2, a partir das 12h, na rua Jatobás, 637, Eldorado. Além da bateria do bloco, a festa ainda contará com os shows de Fabinho e Banda e da cantora Karol Maia. Logo em seguida, a partir das 17h30, seguirá em cortejo rumo à Praça da Glória, onde se apresentará no Pré-Carnaval de Contagem, juntamente com outros nove grupos, todos contemplados no “Prêmio Blocos de Carnaval”, promovido pela Prefeitura de Contagem.
O Pré-Carnaval
O Pré-Carnaval chega á sua segunda edição mantendo o objetivo de ser parceiro dos blocos carnavalescos do município, fomentando um espaço de diálogo constante e construindo políticas culturais inclusivas e eficientes em Contagem. Em 2024, a festa acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Praça da Glória, e contará com uma programação que contempla, além das apresentações dos blocos da cidade, o show do cantor Wilson Sideral e atividades infantis.
Prêmio Blocos de Carnaval 2024
O “Prêmio Blocos de Carnaval” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem que busca contemplar blocos carnavalescos com atuação comprovada em Contagem. No total, dez blocos foram premiados, via chamamento público, e receberam o prêmio de R$10.000,00 cada um para a realização de eventos públicos e gratuitos ao longo do período festivo.