16 JAN 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
Implantação das praças 'da Paz' e 'da Festa' no Espaço Popular do Eldorado está na fase final
Foto: Adelcio Ramos/PMC

Em breve, Contagem vai ganhar um novo ponto de lazer, cultura, socialização e fomento à economia local. As duas praças que compõem o Espaço Popular do Eldorado estão em reta final de obras, graças ao esforço da Prefeitura em concretizar um projeto antigo, acolhendo as sugestões da população e dos comerciantes.

As intervenções para implantação das praças ‘da Festa’ e ‘da Paz’, que ficam localizadas ao longo da rua Portugal, entre a rua Itália e a av. José Faria da Rocha, foram retomadas em abril de 2023, após a atual gestão rescindir contrato com a empresa vencedora da licitação, em virtude de atrasos no cumprimento de prazos. Um novo processo licitatório foi realizado, garantindo a continuidade das obras.

Neste momento, diversas etapas estão em fase de conclusão, como a implantação da calçada portuguesa, dos passeios em volta das praças, instalações elétricas e de iluminação pública, das estruturas em aço, do sistema de irrigação e da fonte. Na sequência, serão feitas a pintura das estruturas de concreto, instalação dos equipamentos de automação de irrigação e da fonte, além das luminárias. Também resta finalizar a execução das travessias elevadas e sinalização das praças, que vão orientar o tráfego de pedestres e garantir a segurança no trânsito de veículos.

Implantação dos passeios do entorno e da calçada portuguesa estão entre as últimas etapas da obra. Fotos: Adelcio Ramos/PMC

O conjunto de praças contará com área de eventos, mirante, espelho d’água, anfiteatro, monumentos, playground acessível para crianças com deficiência, academia da cidade e paisagismo. Todo o complexo terá dispositivos de acessibilidade e vagas de estacionamento rotativo.

Espelho d'água e brinquedos serão alguns dos atrativos do local. Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Camelódromo

A praça Cívica, que abrigará o novo Camelódromo, também será implementada no quarteirão entre a av. João César de Oliveira e a rua Itália, compondo o Espaço Popular do Eldorado. De acordo com o projeto arquitetônico, todos os 206 boxes existentes no centro comercial serão mantidos, construídos em alvenaria, com dois pavimentos, agrupados de seis em seis, escada e elevador para acessibilidade. Haverá ainda área de convivência e arborização. O espaço melhor estruturado vai valorizar e estimular o comércio, garantindo o sustento de todas as famílias ligadas à feira.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo