27 NOV 2023
SAÚDE
UPA JK dá início ao Projeto de Requalificação das Unidades de Pronto Atendimento do município
Foto: Adelcio Ramos/PMC
Mudança de sistema e reforma estrutural vão garantir melhor atendimento aos usuários fazem parte do pacote de investimentos do município na saúde

Aprimorar o atendimento e a eficiência dos serviços prestados são os principais objetivos das obras iniciadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK. As intervenções fazem parte do maior pacote de investimentos na saúde realizado no município, apresentado no último sábado (26/11), pela Prefeitura de Contagem. A reforma da unidade JK, que integra o Projeto de Requalificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclue a implementação de um novo sistema de prontuário e obras estruturais que transformarão a unidade.

De acordo com a gerente da UPA JK, Betânia Claudiano, o objetivo é garantir um aumento significativo na produtividade, aprimorar a humanização do atendimento e alcançar melhores resultados. “O novo sistema de prontuário, o MV SOUL, reúne um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados entre os setores, integrando todos os processos hospitalares”, disse Betânia

A implantação do MV SOUL ocorreu em 28 de outubro e os colaboradores estão em processo de adaptação. “A expectativa é de que o novo sistema traga melhorias substanciais para a gestão de informações e, consequentemente, para a qualidade do atendimento prestado”, afirmou Betânia.

Simultaneamente à mudança no sistema de prontuário, a UPA JK iniciou uma reforma estrutural que promete transformar a unidade, proporcionando um ambiente mais adequado e funcional para pacientes e profissionais de saúde. As obras iniciaram no dia 1o de novembro, pela porta de entrada e vão abranger alterações na estrutura das recepções existentes, sala de medicação e consultórios, além de uma nova fachada.

De acordo com a gestora, a previsão para a conclusão das obras é no fim do primeiro trimestre de 2024. Para garantir maior agilidade no processo, foram contratadas três empreiteiras que atuarão de maneira simultânea. “Durante esse período, a UPA JK manterá seu atendimento 24 horas, mas a administração solicita compreensão e colaboração dos usuários, considerando o possível impacto das obras”, confirmou.

A diretoria da UPA JK reforçou seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e ressaltou que as mudanças têm como objetivo primordial proporcionar um atendimento ainda mais eficiente e humanizado à população. “A gestão está à disposição para esclarecimentos adicionais e agradece a compreensão de todos os usuários durante esse período de transição e melhorias”, finalizou Betânia

Requalificação das UPAs

O Projeto de Requalificação das UPAs tem o foco de atuação voltado para melhoria da infraestrutura, modernização dos equipamentos, mobiliários e inovação dos fluxos assistenciais, oferecendo uma estrutura adequada para o serviço de urgência e emergência. Além de promover mais conforto e hospitalidade durante o atendimento ao usuário, visando também a valorização dos profissionais da saúde.

Para que as mudanças ocorram e consigam atender às necessidades da população, os principais envolvidos no projeto realizam reuniões semanais com as equipes de gestão das UPAs e adotam várias estratégias, como escuta dos usuários e trabalhadores das unidades, observação passiva das atividades ofertadas, entre outros métodos, visando subsidiar as adequações.

Uma das principais ações realizadas no projeto é a modernização das instalações, com reformas e implementação de novos equipamentos nas unidades, que são guiadas pelas equipes da diretoria, assistencial, engenharias clínica e manutenção hospitalar. Isso inclui a adaptação das unidades para facilitar o atendimento aos pacientes, a construção de novas salas de atendimento, a implantação de equipamentos mais modernos, melhoria da infraestrutura dos locais e padronização dos fluxos assistenciais para todas as unidades, reduzindo o tempo de espera na unidade, trazendo um melhor acolhimento e conforto aos pacientes.

Segundo a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, o projeto também visa proporcionar educação permanente aos colaboradores, por meio da oferta de qualificação dos profissionais. Serão oferecidos vários cursos de capacitação em urgência e emergência com certificação, como forma de atualização e aprendizagem para os profissionais, e assim ampliando a eficácia do serviço prestado à população.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos da requalificação da UPA JK. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pela jornalista Isabela Lucien / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo