O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), Sant Clair Terres, deu posse ao Conselho Fiscal da Transcon, nesta sexta-feira (27). Durante a posse foi apresentada a nova formatação dos relatórios gerenciais, que serão apresentados nas próximas reuniões e investimentos da autarquia.
Além disso, o titular da Administração Pública, Carlos Frederico Pinto e Netto foi nomeado Presidente do Conselho. Para o Diretor Administrativo e Financeiro da Transcon, Ednei Silva, o novo modelo de relatório vai trazer mais clareza no que cada parte da Transcon faz e na integração da autarquia: “É um relatório de prestação de contas para poder ter um entendimento melhor de como é a atividade geral da autarquia no dia a dia”.
O Conselho Fiscal é o responsável por elaborar e aprovar o conjunto de normas para regulamentar a organização e o funcionamento da autarquia e fiscalizar os atos dos administradores, verificando o cumprimento dos seus deveres legais e regulamentados por um estatuto. Além disso, também opina sobre o relatório anual da administração, analisa as movimentações financeiras elaboradas pela autarquia, examina as demonstrações financeiras do exercício social e emite parecer sobre os relatórios de auditorias externa e interna realizadas na Transcon.
O mandato dos conselheiros empossados será até 2025. Vale lembrar que os conselheiros fiscais não podem ser membros de órgãos para o qual trabalham.
Os novos membros do conselho
Segundo o Decreto 1003/2023 de 17 de Outubro, os membros do Conselho Fiscal da Autarquia são:
Representantes da Administração Pública
Titulares: Carlos Frederico Pinto e Netto e Francisco Naldo de Assis Silva e Filho
Suplentes: Rodrigo de Paiva Alvarenga e Angela Maria da Silva Gomes
Representantes da Sociedade Civil
Titular: Lúcia Francisco Zennaro Correia
Suplente: Tatiane Cristina Franco Puiati
Representantes da Câmara Municipal de Contagem
Titulares: Vereador Daniel Flávio de Moura Carvalho e Vereador Bruno Braga Batista
Suplentes: Vereador Arnaldo Luiz de Oliveira e Vereador Bruno Cesar de Carvalho