Na tarde dessa quarta-feira (19/6), a Transcon fez uma blitz sobre a campanha “Nunca beba e dirija”. O local escolhido foi a avenida Babita Camargos, no bairro Cidade Industrial. A ação visou conscientizar os motoristas sobre os efeitos da combinação álcool e direção, e aconteceu no dia em que a Lei Seca completou 16 anos.
Na iniciativa, foram distribuídos copos de água com o tema da campanha e panfletos educativos sobre os riscos de combinar álcool e direção. Mesmo com a proximidade do chamado “horário de pico", os condutores que passavam pela avenida reconheceram a importância da ação e dos motivos do alerta: “Muita gente pensa que ‘não vai dar nada’, acha que é ‘só um pouquinho’ não faz diferença. Sabemos que não é assim. Esse tipo de ação é muito importante, pois faz o motorista repensar quando sai de casa. Se for beber, não dirija”, destacou a pedagoga Emilene Souza.
A Lei 11.705, conhecida como “Lei Seca” define a penalidade ao condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Dirigir alcoolizado é crime, sendo considerado infração gravíssima com aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 1 ano com possibilidade de recolhimento da habilitação.
Além disso, dependendo da circunstância, a pena pode ser ainda mais grave, com detenção de 6 meses a 3 anos, multa, suspensão ou perda da habilitação.