O Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar (SOD) é uma estratégia da rede de atenção à saúde que permite aos portadores de pneumopatias graves internados no hospital, continuem o tratamento no conforto domiciliar, com suporte técnico de equipamentos e equipe assistencial.
A porta de entrada para o SOD é o equipamento de saúde, seja o Hospital Municipal de Contagem ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente, que reúne os documentos necessários para o cadastro e encaminha para o serviço.
A fim de promover a troca de experiências entre os profissionais e aprimorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes, nessa quarta-feira (19/6), fisioterapeutas, enfermeiros, médicos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e integrantes das equipes multidisciplinares do SUS Contagem, participaram do seminário de manejo do paciente respiratório em uso de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP). O encontro realizado na UNA Contagem, abordou questões relativas à reabilitação e práticas de equipamentos de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e de Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI). O seminário procurou sensibilizar a rede de saúde de Contagem, quanto à linha de cuidado respiratório e ao protocolo de oxigenoterapia domiciliar prolongada.
“Nosso objetivo é aprimorar a qualidade de vida dos usuários em uso de ODP, porque as doenças respiratórias causam diversos problemas, e ajudar a melhorar o dia a dia dos pacientes”, pontuou a diretora do SAD Contagem, Renata Aparecida Souza.
Encontro proporcionou a troca de experiências e o aprimoramento de conhecimentos relativos ao protocolo de pacientes em uso de oxigenoterapia - Fotos: Fábio Silva/PMC
Ao longo do encontro foram abordados os temas: “Fluxos da linha do cuidado do paciente respiratório em uso de ODP”, “Introdução a reabilitação pulmonar em pacientes ODP e reabilitação respiratória no SAD”, “Experiência do ambulatório de oxigenoterapia de Uberlândia”, “Telemonitoramento em VMI e VMNI”, “Prática equipamentos I - VMNI” e “Prática equipamento II - VMI”.
Para Kátia Rodrigues, fisioterapeuta da equipe multi na região Ressaca, essas iniciativas são muito importantes para fortalecer ainda mais a rede de saúde. “Está sendo muito produtivo, porque o nosso distrito é o segundo maior com pacientes em uso de oxigenoterapia. Com essa capacitação nós iremos atender a população com mais qualidade ainda”, afirmou.
Fisioterapeuta da equipe multi na região Industrial, Erika Guimarães Carneiro, também avaliou o encontro como fundamental para melhorar ainda mais a assistência dos usuários. "A gente precisa de capacitação e quando nós temos esse momento com profissionais, conseguimos trocar ideias e atender melhor o usuário", destacou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.