18 OUT 2023
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura de Contagem inaugura o Núcleo Ressaca do Projeto de Ginástica de Trampolim
Foto: Janine Moraes/PMC

Nesta quarta-feira (18/10), foi apresentado, no CEU das Artes, no Ressaca, o quinto núcleo de Ginástica de Trampolim, esporte que tem levado o nome de Contagem para os cenários não somente do Estado, como do país e exterior. No encontro, que reuniu autoridades, atletas e seus familiares, serviu, também, para que o projeto fosse apresentado em sua plenitude, sua história e conquistas.

No local, a partir do dia 25 de outubro, funcionarão oito turmas de crianças, entre 5 e 12 anos, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. A atividade é ofertada de forma gratuita e possibilitará, a cerca de 120 crianças, o desenvolvimento físico, mental e social. Com a criação do Núcleo Ressaca, o projeto beneficiará aproximadamente mil crianças em todo o município.

A prefeita Marília Campos enfatizou a importância do projeto, a influência que os atletas têm sobre outras crianças, e a prática do esporte desde cedo. “Vocês são meninos e meninas que inspiram outros, com hábitos saudáveis. É um projeto que também é de vida, muito além de ser somente esporte. Ele representa a construção de cidadãos responsáveis, engajados e saudáveis”, destacou.

Marília acrescentou que os treinos acontecerão em um espaço que foi revitalizado e inaugurado há poucos dias, abrigando atividades esportivas, culturais e projetos como a Ginástica de Trampolim. “Estamos determinados a criar um ambiente onde todos tenham igualdade de oportunidades para prosperar e desfrutar de uma vida plena em nossa comunidade”, disse ela, destacando que, em breve, será inaugurada uma quadra de esportes, na praça do Divino, também no Ressaca, e outros projetos deverão ser acomodados em outros espaços, principalmente em praças e parques.

Atletas premiados da equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem. Foto: Janine Moraes/PMC

Para o preenchimento das vagas, foi promovido um chamamento público em agosto. Foram quase 200 inscrições e a seleção considerou critérios como o fato da criança estudar em escola pública, ser inscrita no CadÚnico, a proximidade, o que facilita o deslocamento e a continuidade da prática do esporte. levou em conta, principalmente, proporcionando assim a democratização das vagas.

“É o primeiro núcleo da região Ressaca e que vai proporcionar às crianças e jovens, a oportunidade de desenvolverem habilidades, disciplina, união, pilares do esporte e que servem também para a vida. Conseguimos trazer esse núcleo para um lugar estruturado, bonito, da comunidade, que facilitará o acesso das pessoas, principalmente aquelas que residem nas proximidades. Trata-se de um projeto que já se mostrou fundamental na promoção de um estilo de vida ativo e saudável entre os jovens de Contagem, que é vitorioso em todos os sentidos e que promove a prática a esportiva e cultiva valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito", destacou o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro.

Em seguida, a coordenadora do Projeto, Cristina Trópia, compartilhou informações sobre os 25 anos de história do projeto na cidade, enfatizando seu objetivo principal: promover a educação e a formação cidadã, enriquecendo a jornada de crianças e, possivelmente, descobrindo talentos. “Além do esporte, o projeto também se dedica a atividades que abrangem educação alimentar, promoção da saúde, inclusão de pessoas com deficiência, bem como iniciativas de reciclagem e ações sociais. Dessa forma, o projeto vai além da prática esportiva, desempenhando um papel fundamental na educação e no desenvolvimento social dos alunos”, explicou.

Espaço de treinamento do Núcleo Ressaca     Foto: João Cavalcanti

Durante a apresentação, diversos atletas foram reconhecidos, incluindo campeões locais, estaduais, brasileiros, sul-americanos, e até mesmo finalistas em campeonatos mundiais, que levam o nome de Contagem para os quatro cantos do mundo. A prefeita Marília Campos e o secretário Ivayr Soalheiro entregaram certificados a esses atletas em reconhecimento às suas conquistas. Receberam certificados os atletas Deyvisson Pablo Gonçalves, Arthur Cardoso Santos, Isaac Braga, Ana Luiza Pereira Soares, Maria Luiza Marcante, Gabriela Cordeiro Rodrigues. A coordenadora, Cristina Trópia recebeu uma placa pelos serviços prestados à frente do projeto.

Estiveram presentes, também, os vereadores Denilson da JUC e Silvinha Dudu; a secretária de Educação, Telma Ribeiro; o subsecretário de Esportes e Lazer, Rafael Rezende; e o administrador da Regional Ressaca, Rodrigo Tomaz.

Núcleos

O projeto já acontece no Poliesportivo Tropical (bairro Tropical), Educarte Lucas Braga (Funcionários), Escola Municipal Lígia Guimarães (Industrial), CSU Eldorado e, agora, no CEU das Artes (r. Magnólia, n°100 - Arvoredo).

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa Janine Moraes/PMC

Autor: Estagiário Guilherme Faria, supervisionado e com colaboração do jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo