A Prefeitura de Contagem, na quarta-feira (20/9), deu posse ao novo Conselho Municipal de Turismo (Conturc), que irá auxiliar o poder público, nos próximos dois anos (biênio 2023-2025) em projetos e propostas. A reunião aconteceu no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, no Parque Gentil Diniz.
O Conturc é um espaço onde membros da Prefeitura de Contagem, empresários e representantes de associações que fazem parte da cadeia de turismo, debatem e pensam conjuntamente ações estratégicas que ampliam as atividades do segmento, fomentando o desenvolvimento econômico, a partir da geração de emprego e renda para os pequenos e médios empreendimentos da cidade.
Uma das primeiras ações do conselho é a reinserção do município no Circuito Veredas – organização de desenvolvimento regional do setor de turismo, que atualmente reúne 15 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que compartilham afinidades culturais, naturais, históricas, sociais e econômicas, estimulando o progresso econômico e social da região. Ele facilita o diálogo e a colaboração entre entidades públicas e privadas. “É o que insere Contagem no mapa do turismo brasileiro. É o primeiro passo para recebermos e captarmos recursos e financiamentos das políticas públicas desse segmento, em âmbito estadual e nacional”, explicou a superintendente de Apoio ao Turismo, Thalita Brito.
Representando a Câmara Municipal de Contagem, a vereadora Moara Saboia falou da sua expectativa com os trabalhos do novo conselho. “E é um tema pelo qual tenho especial apreço, tendo em vista que já sou formado como técnica de turismo pelo Cefet. Trabalhamos pela preservação ambiental da região de Várzea das Flores, mas não para torná-la intocada. É uma área com um vasto potencial de utilização turística e esse é um debate importante para o Conturc”.
Membro do Conturc, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o diretor de parques de Contagem, Rafael Mendes, destacou espaços e eventos importantes da cidade com grande potencial turístico. “O Natal de Luz de Contagem se consolida como um valoroso produto turístico do município, assim como seus eventos gastronômicos, como o Festival das Abóboras. Nos últimos três anos a cidade também realizou grandes eventos esportivos, recebendo atletas de vários estados. E temos pontos turísticos que merecem uma atenção especial para sua divulgação, como a Coluna Bracher, situada na Via Expressa”. A obra fica situada na via expressa, sentido centro. Obra imponente, com 12 metros de altura, ela foi projetada pelo arquiteto Gustavo Pena e por Fani Bracher, em homenagem à Comunidade dos Arturos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, concluiu destacando que, em decorrência da pandemia de coronavírus, as atividades turísticas foram as primeiras a parar e foram as últimas a retornar: “Nosso desafio é fomentar o desenvolvimento da cadeia turística após esse tempo de necessidade de reclusão. Daí a importância do Conturc como esse espaço onde nos reuniremos para debater e elaborar essas propostas”.