Contagem é uma cidade centenária, recheada de história e cultura. A Casa de Cacos, o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho e a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem são alguns dos locais que guardam a memória do município e podem ser visitados individualmente ou por grupos, nesse caso, mediante marcação.
Desde o início do mês de agosto, os agendamentos para visitas de grupos, inclusive escolares, estão sendo feitos pelo e-mail: patricia.oliveira@contagem.mg.gov.br. As escolas interessadas podem agendar até quatro visitas de uma vez e, em caso de dúvidas, às terças e quintas-feiras, poderão entrar em contato pelo telefone (31) 3352-5323.
Casa de Cacos
É a única construção do tipo no Brasil. Foi construída e customizada com mosaicos de louça e cerâmica pelo geólogo Carlos Luís de Almeida, mais conhecido como “sr. Carlos”. Toda a casa é revestida de cacos das mais diversas origens. As peças formam mosaicos nas paredes e esculturas.
A Casa dos Cacos foi adquirida pela Prefeitura de Contagem em 1991 e tombada conforme decreto 10.445, de 14 de abril de 2000. Está localizada na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernado Monteiro.
Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho
Conjunto arquitetônico formado por dois casarões coloniais, a Casa Amarela e a Casa Rosa, do século XIX, e um casarão em estilo eclético, a Casa Azul, construído no início do século XX, por volta de 1936. Funcionavam em suas dependências um botequim, uma barbearia, uma venda e uma açougue. Foram restaurados em 1998 e tombados conforme o decreto 9.987, de 31 de março do mesmo ano.
No local, atualmente, funciona o Centro Cultural de Contagem, abrigando a biblioteca municipal, galeria de arte, teatro, salas multiuso e salas de aulas para cursos de artes. No local é possível participar de oficinas e eventos oferecidos durante todo o ano. Está localizada na rua Dr. Cassiano, 102, Centro.
Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem
Construída no século XVIII, tradicionalmente conhecida como "Casa do Registro", é considerada a casa mais antiga da cidade. A construção simboliza o "posto de registro" instalado na região por volta de 1716. Foi restaurada em 1991 e tombada pelo decreto 10.060 de 14 de dezembro de 1998.
No local, atualmente, funciona o Museu Histórico de Contagem e abriga o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do município, com significativo acervo documental sobre a história da cidade. Está aberto para visitas, pesquisas e outras ações voltadas para a educação patrimonial, com galeria para exposições e espaço para lançamento de livros, além de área aberta ao ar livre.
Em 2007, foi reconhecida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como primeiro museu de Contagem e está localizada na praça Vereador Josias Belém, nº 1, Centro.