Um dos pontos históricos e culturais de Contagem, a Casa de Cacos, celebra 60 anos, um ano depois de sua revitalização, encantando moradores, estudantes e turistas, após ficar quase 17 anos fechada. No próximo dia 11 de agosto, a cidade se reúne para comemorar a reabertura deste centro cultural, que além de preservar um passado singular, também abre as portas para um futuro de descobertas e aprendizado. A celebração faz parte do calendário de comemorações dos 112 anos da cidade.
A festa do primeiro aniversário da revitalização da Casa de Cacos é uma celebração à originalidade, criatividade e história de Contagem, contando com um show do cantor Gustavo Figueiredo e barracas da Economia Solidária. O público poderá, ainda, ver várias matérias e documentários sobre a história da Casa de Cacos, que serão projetados no local, e apreciar a exposição “Revelando Contagem”, que destaca aspectos únicos da cidade, na visão de fotógrafos premiados.
"Um dos pontos mais legais que podemos destacar deste evento é a projeção sobre várias ações feitas sobre a Casa de Cacos - de documentários a reportagens. É uma coletânea que foi produzida com o foco nesta imponente casa, única no país. Além disso, teremos um belo show com o Gustavo Figueiredo e a exposição, tudo feito com muito carinho para os moradores da cidade conhecerem", disse o subsecretário de Cultura, Marcelo Bones.
Marco histórico de um local único
A data é não só um marco na história da Casa de Cacos, mas também um compromisso renovado de preservar e valorizar o patrimônio cultural de Contagem. Idealizada pelo geólogo Carlos Luís de Almeida, conhecido como "Seu Carlos", a construção teve início em 1963, quando ele decidiu revestir sua casa com cacos de cerâmica, vindos das mais diversas fontes. Ao longo de quase 30 anos, "Seu Carlos" usou a sua criatividade para decorar as paredes, móveis, objetos, fachadas e lugares pitorescos, com muita originalidade.
Após décadas de encanto e visitações, a Casa de Cacos foi adquirida pela Prefeitura de Contagem em 1991, sendo tombada como patrimônio cultural em 2000. Porém, em 2005, por questões de segurança, o lugar foi interditado e fechado pela Defesa Civil. No entanto, em maio de 2021, a atual gestão decidiu dar um novo capítulo à história do local, revitalizando-a e entregando-a, novamente, à visitação popular.
Com o empenho da Prefeitura e o auxílio de uma empresa especializada em restauração, a Casa de Cacos passou por uma reforma completa, tanto na estrutura física do imóvel quanto nos elementos decorativos que a tornam única. Todos os cômodos, dos quartos à cozinha, foram recuperados e revestidos mais uma vez por cacos de louças e cerâmicas, recuperando a essência e o charme que a fizeram famosa. Além disso, foi construído um prédio anexo, ao fundo da casa, que permite uma visão privilegiada de toda a construção imaginada por "Seu Carlos".
Serviço:
Aniversário da revitalização da Casa de Cacos
Show com Gustavo Figueiredo e abertura da exposição Revelando Contagem
Data: 11 de agosto (sexta-feira) - às 18h
Local: Casa de Cacos - rua Inês Glansman de Almeida, 132 - bairro Bernardo Monteiro