06 AGO 2023
Conheça Contagem e sua gente: o jovem e talentoso ginasta Pedro Carvalho
Foto: Luci Sallum/PMC

O esporte sempre circundou a vida do jovem Pedro Carvalho, que completa, neste domingo (6/8), 12 anos. Morador do bairro Lúcio de Abreu, o jovem é um dos destaques da Ginástica de Trampolim de Contagem e, recentemente, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá em Birmingham, na Inglaterra, em novembro.

A ginástica de trampolim, no entanto, veio após a prática de outros esportes.  É o que contou a mãe de Pedro, Laila Emanuelle Muniz. “Ele fez natação, futebol e outros esportes. Mas se encontrou, mesmo, foi na ginástica de Trampolim”. Ela, que sempre está presente nos treinos do filho, no CSU Eldorado, lembrou como o adolescente começou.

“Foi durante a pandemia. Inicialmente fazendo aulas on-line e, quando foi permitida a prática presencial, ele fez um primeiro teste, no núcleo Tropical e, com pouco mais de dois meses, foi convidado a treinar no CSU, onde está até hoje”, acrescentou. Pedro é primo do atleta Otávio, que atua no Sada Cruzeiro, e é uma das referências para ele no esporte.

Desde que iniciou as disputas, em 2021, o número de medalhas recebidas por Pedro foi crescendo de maneira exponencial. Nem o próprio atleta sabe quantas medalhas possui atualmente. Quando perguntado, ficou pensativo e sem resposta. Mas disse: “Muitas”.

Pedro exibe algumas das medalhas que ganhou ao longo de dois anos de competição. ​Fotos: Luci Sallum/PMC

De acordo com um protocolo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o atleta, para disputar uma competição, precisa passar por etapas. Pedro, desta forma, passou primeiramente pelo torneio nacional, o brasileiro, até chegar às competições maiores, incluindo as de alto rendimento, atualmente.

“A primeira competição que ele disputou foi em Ouro Preto, quando ganhou a categoria sincronizado, teve pódio no individual e no duplo mini. Depois veio o Campeonato Mineiro, quando foi ouro no duplo mini, terceiro no trampolim. No Brasileiro deste ano, pela categoria Júnior B, disputado em Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, ele foi campeão no trampolim individual, duplo mini e, no sincronizado, disputou em uma categoria acima e, mesmo assim, ficou em segundo lugar”, relatou a mãe. Pelo desempenho de Pedro nessa última competição, a CBG acabou convocando-o para representar o Brasil no mundial, na Inglaterra, entre 16 e 19 de novembro.

O jovem atleta  treina com disciplina, atenção e determinação. Fotos: Luci Sallum/PMC

Durante os treinos é visível a diversão de Pedro. Seu técnico, André Henrique Silva, que, desde 2008, compõe a equipe da Ginástica de Trampolim de Contagem, elogiou a postura do garoto e a dedicação aos treinos. “São dois anos e meio, aproximadamente, treinando o Pedro. Desde o início, chamou a atenção a determinação dele e a vontade de aprender. Isso faz com que possa almejar algo maior. Além disso, é estudioso, disciplinado e, como qualquer criança, também se diverte enquanto treina”, comentou. Pedro treina no CSU Eldorado, de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 18h40.

A coordenadora da Ginástica de Trampolim de Contagem, Cristina Tropia, também é só elogios ao atleta. “O Pedro é uma grata surpresa para nós. Menino dedicado, esforçado e com muito talento. Acreditamos demais no potencial dele e estar num campeonato mundial será muito bom para ganhar experiência e abrir horizontes”, ressaltou.

Sempre sorrindo, Pedro se diverte nos treinos e está feliz por representar o Brasil no Mundial. Fotos: Luci Sallum/PMC

Em meio a todas as novidades, Pedro tem consciência de sua evolução. “Tudo está acontecendo muito rápido. Comecei com 9 anos e estou conquistando o meu espaço. Ser convocado para a Seleção Brasileira é um sonho que realizei. Disputar o Mundial é outro. Será um grande desafio, primeira vez fora do Brasil e representando meu país”, disse. “Espero melhorar ainda mais e fazer o meu melhor”, completou ele, que elogiou a Ginástica de Trampolim de Contagem. “O pessoal é muito bom, técnicos gentis, legais e Contagem tem uma equipe ótima, que em várias competições a equipe domina, mostrando que o trabalho é muito bem feito”.

Antes do mundial, Pedro Carvalho vai disputar duas outras importantes competições: o Campeonato Mineiro, em Ouro Branco, entre 21 e 24 de setembro; e o Brasileiro, em Aracaju, de 26/9 a 1º/10.

Autor: João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo