05 AGO 2023
COMUNICAÇÃO
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
“Esquenta” para o Contagem Geek agita os amantes da cultura pop na Estação Juventude

Se a expectativa para a segunda edição do Contagem Geek já estava alta, depois do evento de aquecimento para o festival, ocorrido neste sábado (5/8), na Estação Juventude, os amantes de cultura pop e geek não perdem por esperar o que está por vir.

O “esquenta” reuniu mais de 300 pessoas, que puderam conhecer toda a estrutura da Estação Juventude e, de quebra, curtir diversas atrações, como concurso de cosplay, torneio de League Of Legends (LOL), cineclube com os clássicos de anime, apresentação de dança k-pop, oficinas de mangá e k-pop, interpretação de RPG e muita música. Uma tarde de encontro, festa e para soltar a criatividade.

Oficinas de mangá e k-pop e torneio de League Of Legends movimentaram a atividade. Fotos: Ronnie Von/PMC

“Sou muito ligado às artes e sentia muita falta de eventos como este em Contagem. Este encontro foi muito bom, com tantas criações maravilhosas. Que bom que agora temos essa opção”, comentou Pablo Damasceno, que participou do evento exibindo o cosplay deslumbrante de Malévola, do filme da Disney.

Cosplay de Malévola, de Pablo Damasceno. Foto: Ronnie Von/PMC

Vencedora do concurso de cosplay, Nana, 22, apresentou a personagem Nilou, do game Genshin Impact. Moradora do bairro Eldorado, ela ficou surpreendida com a estrutura da Estação Juventude e compartilhou o sentimento ao participar da competição amistosa. “Estou encantada também por este espaço, ele é muito cativante e diverso, muitas salas. Está aprovadíssimo! E claro, estou muito feliz de ter vencido o concurso, porque superei minha timidez para desfilar e me apaixonei. Queria agradecer pela criação do Contagem Geek, um evento para nós que amamos esta cultura. A cidade estava precisando”, disse.

Nilou, de Genshin Impact, deu o primeiro lugar do Concurso de Cosplay a Nina no concurso. Foto: Ronnie Von/PMC

Estação Juventude

A Estação Juventude foi inaugurada em março deste ano. O espaço, voltado para pessoas de 15 a 29 anos, tem cinco andares e conta com sala de dança e artes marciais; estúdio de músicas e podcast; sala de jogos eletrônicos; coworking, auditórios e espaço multiuso para apresentações culturais. Além de oferecer diversas oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).

O evento deste sábado foi uma oportunidade para que mais jovens conhecessem o espaço e, assim, possam ocupá-lo, como destacou a pedagoga Maria Leão, que atua na Estação Juventude. “Nossa proposta é construir um vínculo com esta juventude apaixonada por cultura pop. Temos este espaço potente que Contagem nunca teve e acredito que estamos iniciando uma relação importante e criando uma sensação de pertencimento nos jovens, proporcionando aqui dentro da cidade opções para que eles possam se divertir, aprender e conhecer todos os projetos que oferecemos”, ressaltou.

Contagem Geek

O Contagem Geek 2023 será no dia 2 de setembro, das 10h às 17h, no parque Fernão Dias. A segunda edição do festival será aberta ao público e contará com concurso de cosplay nas categorias desfile e apresentação, competição de dança k-pop nas categorias grupo e individual, sorteios e muito mais.

Aline Soares, cosplayer e empreendedora no ramo geek em Contagem, celebrou a consolidação do evento na agenda da cidade e não escondeu a ansiedade para a sua segunda edição. “Estou muito feliz com esta iniciativa, porque não tínhamos estes eventos em Contagem. A primeira edição superou minhas expectativas e hoje também”, elogiou. “Conheci a Estação hoje e amei o espaço, vou voltar mais vezes”, prometeu.

Estação Juventude
Funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 12h às 17h.

Endereço: Av. João César de Oliveira, 174, bairro JK.

Confira a galeria de fotos do esquenta Contagem Geek. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: Rômulo Abreu / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo