Transparência nas ações e participação popular podem definir o biênio da atual gestão municipal. E é o que tem sido destaque na série de reuniões territoriais que estão sendo realizadas pela cidade. Nessa quinta-feira (18/5) foi a vez da região Riacho, quando aproximadamente 670 pessoas, foram à Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, o Caic, para ouvir a prefeita falar sobre o que tem sido feito pela região e o que será feito daqui para frente.
“O governo dialoga, escuta e toma as decisões juntamente com a população, para garantir as melhorias que Contagem precisa, por isso essas reuniões plenárias são importantes para ajudar a planejar as ações da Prefeitura. Nós ainda temos que lembrar que nosso governo estruturou dois canais de comunicação direto com a população, que são as administrações regionais e os conselhos regionais”, disse a prefeita. Ela lembrou que as eleições para os conselhos regionais acontecem em junho próximo. No caso da regional Riacho, serão 35 conselheiros eleitos.
Durante o encontro, foram anunciadas pela prefeita importantes intervenções que serão realizadas ou concluídas na região como a da bacia de contenção da Rio Volga, obra que estava parada há 11 anos e que foi retomada com articulação da atual gestão como o governo de Minas; a conclusão da pista de caminhada na avenida Riacho das Pedras; a construção da UBS Inconfidentes; a requalificação no entorno do Ginásio Poliesportivo do Riacho; a reforma da praça Marília de Dirceu; a conclusão do Cemei Riacho das Pedras, dentre outras pequenas obras de manutenção e reparo escolhidas pela participação popular.
Marília ainda anunciou, durante a reunião, a segunda etapa do Programa Asfalto Novo que começou nessa quinta-feira (18/5), já informando que a terceira etapa deve ser iniciada nos meses de agosto/setembro.
A comunidade presente pode assistir a uma apresentação do administrador regional, José Rodrigues, sobre o que já foi feito na região nesses dois anos e quatro meses de governo. Entre os destaques estão a reabertura e revitalização da Apa Parque Fernão Dias; a inauguração da nova UBS Novo Riacho e nova sede do Distrito Sanitário;, cobertura da quadra da Funec Riacho; reforma da Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, entre pequenas obras e manutenções de zeladoria.
“As demandas são muitas. Nossa equipe não dará conta de fazer tudo. Lembrar o que não foi feito é um pouco da nossa cultura. Mas temos que aprender a lembrar do que foi feito e do que está sendo feito”, frisou a prefeita aos moradores, que tiveram a oportunidade de apresentar demandas pontuais que estão ou serão acompanhadas pela Regional Riacho.
Convidada pela gerente da UBS Riacho, onde é cadastrada e atendida, a pensionista e moradora do Riacho há mais de 30 anos, Sandra Imaculada Neves, 62 anos, estava satisfeita em participar pela primeira vez de um encontro nesses moldes. “Estou participando pela primeira vez. Nunca vi algo assim. É sem dúvida muito importante, pois ficamos sabendo do que foi feito e também temos a oportunidade de dizer o que nós, enquanto comunidade estamos precisando”.
Para o aposentado, Nicolino Milanez, 71 anos, morador da rua Rio Volga, "iniciativas como essa nos mostram mais sobre a região e podem sim contribuir para serem atendidas as reivindicações de quem vive no local”.
Foram realizados sete encontros com a comunidade, uma em cada região da cidade, registrando a participação de quase 7 mil pessoas no total. A última reunião plenária será na região do Petrolândia na terça-feira (23/8).
Acompanharam a reunião todos os secretários municipais; a líder de governo na Câmara, vereadora Moara Sabóia; os vereadores Alex Chiodi, presidente da Câmara, Léo da Academia, Vinicius Faria, Zé Antônio, Ronaldo Babão e Gegê Marreco; além do deputado estadual Ricardo Campos e a ex-deputada federal, Jô Moraes.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.