A Prefeitura de Contagem deu um importante passo em direção à excelência no diagnóstico por imagem realizado na rede SUS do município. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, o Centro de Imagem do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) está sendo reformado, ampliado e recebendo equipamentos mais modernos, como o novo tomógrafo que o hospital recebeu no início do mês.
O novo equipamento vai oferecer aos pacientes um diagnóstico mais preciso e detalhado, contribuindo significativamente para o tratamento e recuperação dos mesmos. O aparelho utiliza tecnologia de ponta, incorporando os mais recentes avanços na área de diagnóstico por imagem.
O equipamento tem capacidade de produzir 16 ou 32 cortes, de 0.6mm de espessura, em 0.75 segundos de tempo de aquisição, com qualidade de imagem ampliada. O console de operação tem um sistema operacional simplificado, facilitando a realização dos exames, além de disponibilizar uma série de ferramentas de pós-processamento.
Com alta resolução e capacidade de capturar imagens em tempo real, ele permite que os médicos tenham acesso a informações mais detalhadas sobre o estado de saúde dos pacientes. Além disso, o equipamento é capaz de realizar exames rápidos, minimizando o desconforto e a exposição à radiação.
"O novo tomógrafo irá trazer para o complexo um aumento na produtividade, visto que o equipamento possibilita a realização de mais exames quando comparado com o equipamento atual, alta qualidade de imagem aliadas a um excelente relação custo e benefício. Pensando na segurança do paciente ele garante uma imagem excepcional para qualquer tipo de estudo e asseguram uma baixa dose de radiação para o paciente”, afirmou a gerente de Apoio Assistencial do CHC, Paula Nasser.
De acordo com Paula, além do novo tomógrafo, o Complexo Hospitalar de Contagem receberá, em breve, outros equipamentos para compor o Centro de Imagem, sendo eles um aparelho de ultrassonografia, um raio-x fixo e móvel. “Para melhorar o atendimento aos nossos pacientes, precisamos de equipamentos cada vez mais modernos. Pensando nisso, o hospital passa por reestruturação constante, com foco sempre na melhor experiência para o paciente”, confirmou.
Centro de imagem
A reforma e ampliação do Centro de Imagem do Complexo Hospitalar iniciou em outubro de 2022 e tem previsão de conclusão no segundo semestre deste ano. O objetivo da implantação é focar em salas modernas e equipadas com tecnologia de ponta, visando proporcionar um atendimento humanizado, priorizando o bem-estar dos pacientes.
Segundo a superintendente do Hospital Municipal de Contagem, Olívia Fernandes Bonfim, as mudanças na estrutura física representam a modernização dos serviços de apoio diagnóstico gerando maior qualidade e agilidade para os usuários. “Nós teremos em um único espaço os exames de apoio diagnóstico, tomografia, endoscopia e ultrassons. Um dos maiores avanços é a adequação da estrutura física para instalação dos novos equipamentos adquiridos e atendimento adequado dos nossos pacientes”, afirmou Olívia.
A prioridade nas obras é para a sala onde será instalado o novo tomógrafo, que deve estar concluída em julho, quando o equipamento será montado e disponibilizado aos usuários do SUS Contagem para realização de exames.