Com o intuito de garantir ruas e avenidas limpas e mais seguras para o tráfego, a Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Obras e Manutenção, realizou intervenções na região do Riacho. Foram atendidas demandas de capina, Operação Tapa-Buracos (OTB) e intervenções diversas.
Na rua Itapemirim, localizada no bairro Monte Castelo, foi necessário realizar a recomposição de uma erosão bem próxima ao passeio. Dalma Oliveira, moradora da rua afetada, explicou: "Logo que vi o buraco abrindo já liguei na Regional. Estávamos apreensivos porque não podemos ficar sem água. Felizes em sermos atendidas”.
De acordo com o subsecretário Jaci Teixeira, “a erosão afeta parte da estrutura da via, sendo assim o serviço a ser executado não é como na Operação Tapa-Buracos, em que recompomos a manta asfáltica, nesses casos é necessário um trabalho mais complexo de recomposição da base”. Após a recomposição estrutural da parte erodida, a rua recebeu a pavimentação e a parte do meio feio afetada foi recomposta. Um problema semelhante aconteceu na rua Rio Pardo e foi necessário realizar a recomposição do material de base da via para logo após instalar a manta asfáltica.
OTB
A Operação Tapa-Buracos é uma das maiores demandas da Regional Riacho durante o período chuvoso. Isso porque, de acordo com o subsecretário, “o acúmulo de água nas vias é o maior inimigo do asfalto, a infiltração dessa água causa rachaduras e degrada a manta asfáltica”
Na última semana, 13 solicitações foram atendidas, sendo três no Monte Castelo (rua Corcovado e na esquina das ruas Rio Comprido e Agudos); uma no Novo Riacho (r. Rio São Lourenço); duas no Jardim Riacho (r. Estrela Dione); três no Flamengo (duas na r. Mon Senhor Messias e uma r. Dos Ingleses); e quatro no Parque Industrial (av. Gal. David Sarnoff).
Capina e Manutenção
O Complexo Monte Castelo recebeu, na última semana, serviços de manutenção e atenção à limpeza do lugar. Foi por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que a Prefeitura realizou a capina de todo o local e vistoriou todas as árvores com o objetivo de identificar possíveis riscos de queda.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, reforçou que tais ações são periódicas e contínuas: “Estamos sempre identificando as prioridades e agindo para garantir um espaço harmonioso e com qualidade de vida para os munícipes”.