A Prefeitura de Contagem oferece, anualmente, aos artistas, estudantes e adeptos, o curso de capacitação profissional em Artes Cênicas, conhecido por CCP Artes Cênicas. Ministrado por técnicos e especialistas das áreas que compõem a cena artística, o curso possui 13 disciplinas, ministradas por 11 professores e beneficia não apenas a população de Contagem, mas de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, está em curso a quinta turma do CPP, com previsão de abertura para a próxima no início de 2023.
Em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais - Sated-MG, o curso tem por objetivo qualificar, instrumentalizar e capacitar tecnicamente atores e atrizes para atuarem no mercado artístico. A duração é de um ano e meio, sendo dividido em três módulos de seis meses. A carga horária é de 1.300 horas/aula e vai garantir o Registro Profissional - DRT - aos formandos. A grade curricular é composta, entre outras, por interpretação, expressão corporal, expressão vocal, cenografia, iluminação cênica e caracterização.
“Em Contagem, esse curso é muito bem recebido pelos artistas, até então, amadores. É uma oportunidade de se tornarem profissionais e se inserirem no mercado de trabalho. É um curso gratuito, que ensina teoria e prática, com muita qualidade e, até por isso, a procura é sempre alta. Após as inscrições há um processo seletivo, depois uma prova prática no palco, entrevista e, normalmente, fechamos em 20 alunos”, explicou o coordenador do curso, Fernando Penido.
Histórico
O Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas teve sua primeira turma com 20 alunos inscritos, em fevereiro de 2018 e finalizou em outubro de 2019. "Comprovamos que o curso teve grande repercussão, colocando a Prefeitura de Contagem em destaque no cenário artístico, como promotora e fomentadora de cultura no estado de Minas Gerais. O resultado desta primeira turma foi positivo. Dos 18 alunos formandos, temos notícias que vários já se encontram no mercado de trabalho. Este é o objetivo principal do curso: capacitar artistas e técnicos das artes cênicas para o trabalho”, destacou Penido.
Um desses atores formados no CCP é Thiago Souza, que é muito conhecido nas redes sociais, em especial, no Instagram. Atualmente, ele também trabalha em rádio e tem participado de interações com a torcida nos jogos do Cruzeiro. “Tenho um orgulho imenso de ter participado da primeira turma. Foi um divisor de águas pra mim. Venho do stand up, mas nada que fosse, até então, profissionalizado como ator, o que me fez perder diversas oportunidades”, contou.
Thiago lembrou, ainda, dos benefícios que teve após terminar o curso no CCP: “As aulas me ajudaram muito. Se hoje estou no rádio, criando conteúdo para a internet, com roteiro, devo isso àquilo que foi ensinado em Contagem, cidade que sou nascido e criado e sempre faço questão de falar disso. Sou um fruto de Contagem e sempre levarei a cidade comigo”, disse.
Outro ator formado no CCP é Amaury Júnior que, recentemente, esteve em cartaz em Belo Horizonte, com a peça “Os arrobas voltam ao teatro”. Ele, que se formou há dois anos e tem se apresentado em diversos locais em Minas Gerais e pelo Brasil, lembrou da importância do curso em sua vida e carreira. “O foco está na interpretação, na cena, mas há diversas outras matérias que se complementam e nos ajudam, tanto na parte teórica quanto prática. Isso porque quando se trabalha com arte, há muito mais coisas que simplesmente se apresentar. Há a produção, figurino, roteiro, produção, gestão, formulação de projetos. E toda essa base o CCP nos dá, nos levando ao mercado de uma forma preparada e com uma base sólida”, elogiou.
Assim como Thiago, Amaury também enveredou para o lado da comédia. “Muitos da nossa turma foram para esse lado da comédia. O teatro abre caminhos e o curso no CCP abriu diversas portas para todos nós. Cada um tem essa formação e consegue se encontrar. O teatro é um mundo à parte”.
Em 2022, Amaury Júnior participou do curta-metragem contagense “In Memoriam”, que também contou com a participação de outros alunos do CCP. O filme foi produzido por meio do Fundo Municipal e Incentivo à Cultura - FMIC e exibido no Programa Cineclube Contagem, da Prefeitura de Contagem. Em maio, o filme foi exibido no auditório da Prefeitura, de forma gratuita e aberta ao público.
Próxima turma
De acordo com o coordenador Fernando Penido, a sexta turma deverá ser aberta no início de 2023, ainda sem uma data definida. Até lá, quem acompanha o CCP pelas redes sociais poderá, inclusive, presenciar algumas apresentações ou assistir pelo YouTube. “Teremos, neste fim de ano, algumas apresentações, que tratam da finalização do curso. Teremos musicais, cenas, radionovela. Todas as atividades têm um porquê, um desenvolvimento, uma interpretação, um teste, uma vivência. Peço às pessoas que nos acompanhem pelas redes sociais e sempre estejam convidadas a participarem do curso e a assistirem nossos atores e atrizes”, finalizou.
Instagram: www.instagram.com/ccpartescenicas