A Superintendência de Políticas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente realizou, nos dias 1º e 2 de setembro, uma ação integrada que contou com a participação dos alunos do Cemei Dona Alice Ferreira Franca, da comunidade do bairro JK e de integrantes do legislativo.
Segundo a diretora de Educação Ambiental, Adriane Aparecida, cerca de cem crianças participaram das oficinas ecopedagógicas, na quinta-feira (1º/9), promovidas pela equipe de Educação Ambiental e as educadoras do Cemei, onde foram realizados plantios de flores ornamentais em pequenos vasos e rolinhos de papel higiênico, destacando a importância da preservação ambiental e reciclagem no município.
Já nesta sexta-feira (2/9), a comunidade e os estudantes realizaram o plantio de azaleias doadas por parceiros da Semad nos canteiros da praça perto da Paróquia Santa Maria Rainha dos Apóstolos, reafirmando o compromisso da comunidade em cuidar do espaço e das mudas plantadas.
“Na Semad temos a Diretoria de Educação Ambiental que interage com a comunidade, divulgando os nossos serviços e promovendo a formação de multiplicadores na defesa do meio ambiente. Então, a ação com o Cemei foi um momento rico para ensinar às crianças a importância de preservar e despertar nelas o interesse pelo cuidado com as árvores, com a água e com os resíduos sólidos”, explica Adriane.
A Semad desenvolve, desde 2021, um programa de incentivo da população para adoção e cuidados com os espaços verdes na cidade e, assim, ajudar na conservação do meio ambiente.
José Nelson Santiago Filho, morador do bairro JK e um dos defensores do projeto de adoção do espaço, afirmou que a praça é um local muito importante para o bairro e que era preciso algo para garantir o cuidado com o local. “O intuito desse projeto é ensinar e educar as crianças sobre a necessidade de zelar pelo meio ambiente. A ideia é fazer um jardim para que possamos cuidar com o apoio da Prefeitura”, explica.
A avó da estudante Maria Alice de Amorim Oliveira, Maria Xavier de Andrade, esteve presente na ação e falou sobre a importância de realizar atividades que incentivem as crianças a cuidar da natureza.
“Precisamos mostrar que para cuidar do planeta, temos que começar a cuidar do ambiente em que vivemos. Temos que defender e preservar o espaço que estamos inseridos para termos um lugar melhor e uma cidade mais bonita. É gratificante ver o empenho das crianças em participar, ver como elas se interessam pela causa, mesmo sendo tão pequenas”, finaliza.