A Prefeitura de Contagem está promovendo diversas ações para a área da Educação que estão transformando a realidade de crianças, estudantes e trabalhadores. Em visita à Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, no bairro Confisco, região do Nacional, na manhã desta quinta-feira (1º/9), a prefeita Marília Campos acompanhou de perto as tutorias do Programa “Escola Viva”. Na ocasião, ela pôde observar as crianças utilizando os novos tablets e conferir o início das obras do Cemei Confisco, que vai ampliar o atendimento da Educação Infantil na região.
“Foi muito bom ter vindo aqui. Deu pra perceber que as crianças estão muito felizes com o Programa “Escola Viva”, tem brincadeiras e outras atividades. É muito importante para criar uma referência de aprendizado mais prazerosa. Tem a merenda escolar e escola limpa. Também vamos ampliar o atendimento na Educação Infantil com um novo Cemei”, destacou a prefeita Marília Campos.
A unidade escolar atende 379 crianças de 4 e 5 anos até o 3º ano do Ensino Fundamental, nos períodos da manhã e da tarde. Algumas das crianças estão participando do projeto de tutoria, que funciona no contraturno, e propõe atividades lúdicas e atrativas para a recomposição de atividades. Também é oferecido alimentação para os participantes do projeto.
Durante a visita, Marília esteve acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria, da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, e do assessor regional Jorge Ibrahim.
A professora Aline é lotada na unidade na parte da tarde. Pela manhã ela atua como tutora e, para isso, recebeu formação específica e equipamentos com kit pedagógico. “É um projeto muito interessante que ainda vai dar muitos frutos. A aprendizagem focada na brincadeira é muito atrativa para as crianças”, disse.
A equipe foi recebida pela diretora Eunice Gomes, professoras e pelas crianças, que fizeram uma apresentação musical e leram uma carta solicitando a construção de uma quadra poliesportiva para a unidade. Conforme explicado pela secretária Telma Ribeiro aos presentes, a quadra será construída e o processo já está em andamento.
Segundo Eunice, a unidade participará de todos os projetos do Programa “Escola Viva” para promover às crianças “aquilo que elas precisam”. “O acesso à tecnologia, muitas crianças não têm. Nós temos aqui na escola uma grande lista de espera, muitos pais perderam emprego e tiraram as crianças de escolas particulares. Eles querem colocar os filhos aqui porque a escola é uma referência”, apontou.
Ainda na visita à unidade, a prefeita conversou com as professoras sobre as melhorias nas condições de trabalho para trabalhadores da Educação. A Prefeitura promoveu recentemente concurso público para contratação de profissionais, deu reajuste salarial à categoria e forneceu computadores, tablets e formação tecnológica a professores, pedagogos e dirigentes.
Cemei Confisco
O Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Confisco já teve o processo de construção iniciado e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2023.
A unidade terá capacidade para atender 188 crianças de zero a 5 anos e, desta forma, desafogar a demanda da Educação Infantil na região Nacional.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS