O rito de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Contagem, promovido na primeira sexta-feira de cada mês pela Secretaria Municipal de Defesa Social, incorporou mais uma atividade. A partir de agora, instituições públicas e privadas interessadas poderão acompanhar a cerimônia e fazer uma visita guiada para conhecer os setores da Secretaria Municipal de Defesa Social e o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Contagem.
Segundo a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, a ideia de agregar a visita guiada ao rito de hasteamento é apenas uma das ações que serão implantadas para aproximar a comunidade da Guarda Civil e dos técnicos da Defesa Civil. "Estreitar os laços é fundamental para que possamos entender a realidade de cada um e prestar um melhor serviço à população. Queremos que os convidados desta visita guiada se sintam acolhidos e tenham a possibilidade de conhecer o nosso dia a dia e como nos preparamos para entregar uma cidade mais protegida e segura”, destacou a secretária.
Nesta sexta-feira (03/06), quem teve a oportunidade de fazer a visita guiada foram jovens e adultos atendidos pelas Casas de Acolhimento Institucional da Prefeitura. Em Contagem, existem, atualmente, quatro casas de acolhimento, sendo três voltadas ao atendimento de adolescentes, entre 12 e 18 anos - Casas Aconchego, Viver Bem e Aquarela - e uma voltada ao atendimento da população adulta, em situação de rua, denominada Abrigo Bela Vista.
Além de assistirem à cerimônia, eles conheceram o Canil da Guarda Civil; a base de apoio da Defesa Civil; a Junta de Serviço Militar responsável por fazer o alistamento de jovens de 18 anos; as viaturas utilizadas pelas instituições; e o trabalho que cada setor desenvolve na composição da Secretaria de Defesa Social. Além disso, um dos adolescentes da Casa Aconchego e um dos adultos do Abrigo Bela Vista hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais durante a cerimônia.
Para Élcio de Souza, 28, atendido no Abrigo Bela Vista, a visita foi interessante. “Aprendemos e vimos o que fazem os guardas e os trabalhadores da Defesa Civil. Eu gostei muito. Estou há três meses no abrigo e estou sendo muito bem cuidado”.
Ao dar boas-vindas aos participantes, o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz, destacou que o projeto está em sintonia com as atuais diretrizes da corporação, que é realizar o policiamento comunitário de proximidade direcionado para a resolução de problemas. “Normalmente, vocês nos veem nas escolas, postos de saúde, praças, mas sabem muito pouco sobre a nossa rotina. A intenção de trazê-los aqui é para que entendam o nosso trabalho e saibam que estamos à disposição para ajudá-los. Estreitar os laços é fundamental para que possamos entender a realidade de cada um e prestar um melhor serviço à população”.
Visita Guiada
Os interessados em participar da cerimônia devem entrar em contato pelo telefone 3198-8660 para agendamento.