Contagem conquistou o prêmio do “Plano Viver Sem Limites”, do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (8/12), em Brasília. O Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira–CER IV ficou entre as cinco melhores iniciativas do país. O município foi selecionado entre outras 93 iniciativas inscritas. O prêmio reconhece os resultados positivos dos serviços e as equipes do Sistema Único de Saúde-SUS que atuam nos estados e municípios nas políticas públicas assistenciais para as pessoas com deficiência.
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira edição deste prêmio reconheceu experiências que mostram melhorias do acesso à população e organização do cuidado à saúde da pessoa com deficiência. Foram avaliados como critérios para a premiação, nos vídeos enviados pelos participantes: a detecção precoce da deficiência; reabilitação precoce das pessoas com deficiência; qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência-RCPD; linhas de cuidado e humanização; acesso e regulação; organização da rede durante a pandemia da Covid-19; e reabilitação pós-Covid.
De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, esse reconhecimento nacional mostra que os investimentos nas políticas assistenciais na saúde de forma integral estão no caminho certo. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso da população e garantir o melhor atendimento tanto na atenção primária, quanto na secundária. Esse reconhecimento é motivo de orgulho para a nossa cidade. Parabenizamos os profissionais da saúde, especialmente, os do CER IV, que se dedicam tanto à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, disse.
Presente na cerimônia de premiação em Brasília, a diretora de Atenção Especializada da SMS, Júlia Diniz, o prêmio vem coroar o investimento municipal em políticas públicas assistenciais para a pessoa com deficiência. “O CER IV é um importante equipamento de Saúde do SUS Contagem. Temos nos esforçado para fazer uma rede de apoio forte e concisa e essa condecoração veio para celebrar esses esforços. Vamos continuar trabalhando para manter esse nível de excelência e ampliar os serviços para a população”, afirmou.
A diretora do CER IV, Daniela Teodoro, estava radiante na premiação. “Essa é uma vitória que merece ser comemorada. Temos muito orgulho de toda equipe que trabalha com tanto profissionalismo, dedicação e amor. Esse é o fruto de uma parceria exitosa entre a Secretaria Municipal de Saúde e a APAE BH”, disse.
CER IV
O CER IV, localizado na avenida José dos Santos Diniz, bairro Europa, possui este nome por ser incluído na categoria IV oferecendo atendimento a quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. O equipamento ainda conta com uma oficina ortopédica, onde são confeccionadas órteses e próteses para os usuários.
Cerca de 150 pessoas de todas as faixas etárias passam, diariamente, pela unidade, advindas dos municípios de Contagem, Sarzedo e Ibirité. A porta de entrada para o acesso aos serviços do CER IV é nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs, que fazem os encaminhamentos ao setor de reabilitação.