As escolas da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem - Funec retomaram, no dia 27 de outubro, a oferta de merenda escolar, preparada na própria instituição, com cardápio variado e seguindo as orientações de nutricionistas.
As refeições passam a ser fornecidas nos refeitórios ou nos espaços educativos das escolas, respeitando os protocolos sanitários, conforme decisão de cada diretoria escolar. Antes, as escolas ofertavam um Kit Lanche, como alternativa provisória e emergencial, do atendimento da alimentação escolar aos estudantes que optaram pelo ensino presencial.
Agora, a empresa Sepat Multi Service, do Grupo Orbenk, de Joinville/SC, vencedora da licitação da merenda escolar, iniciou o atendimento nas unidades escolares, em contrato com validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.
Conforme a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação - Seduc, em função das determinações sanitárias que permitem a estadia dos (as) estudantes nas escolas por três horas ao dia, optou-se em priorizar a alimentação salgada, composta por arroz, feijão, carne, macarrão, entre outros.
Além disso, conforme determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, não é ofertado açúcar para crianças da educação infantil. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio recebem um preparo doce até duas vezes por mês.
Também são ofertadas hortaliças, pelo menos quatro vezes por semana, e frutas três vezes por semana. É obrigatória, ainda, a inclusão de alimentos fonte de ferro heme, no mínimo, quatro dias por semana e alimentos fonte de vitamina A, pelo menos três dias por semana, nos cardápios escolares.
Dessa forma, respeita-se a legislação e as necessidades nutricionais definidas pelo FNDE são atendidas.