Em razão das ações de conscientização em torno do Outubro Rosa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Regional Eldorado, realizou uma roda de conversa com mulheres da região, na quinta-feira (21/10), no Parque Ecológico do Eldorado. O evento contou com palestra de uma profissional da saúde e abriu espaço para que as presentes compartilhassem experiências de vida. O encontro também foi um momento de confraternização, com um diversificado café da tarde organizado pelas 47 mulheres que se reuniram.
A palestrante, Yanna Mara Mol Cunha, enfermeira com especialização em Saúde da Família, abordou o tema da campanha desenvolvida pela Prefeitura de Contagem: “Para todas as pessoas existe um Outubro Rosa – Cuide da sua saúde e de quem você ama”. Ela trouxe esclarecimentos a respeito da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, além de aprofundar sobre a necessidade da visita médica anual de rotina e de práticas que são fundamentais para reduzir as chances de desenvolver a doença.
“Não existe uma receita infalível contra a maior parte dos cânceres, mas estima-se que casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, ter uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. Amamentação e redução do uso de hormônios sintéticos, como pílulas anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, também ajudam a reduzir os riscos de desenvolver a doença”, informou.
Os cuidados devem ser tomados pelas mulheres, sejam elas cis ou transgênero, em todas as faixas etárias, como preconizou a campanha deste ano. A enfermeira Yanna frisou as atualizações sobre o tema e reforçou a importância de buscar informações confiáveis sobre o assunto, conhecer o próprio corpo, fazer o autoexame, e focar em ações preventivas.
“Independentemente da idade, a mulher deve estar atenta ao próprio corpo para reconhecer suas variações naturais e identificar alterações suspeitas. Esse autoconhecimento, aliado a visitas regulares ao médico, ajudam no diagnóstico precoce e aumentam as chances de sucesso em caso de tratamento. Vamos fazer desse olhar atento um novo hábito. Já falo desse assunto no Outubro Rosa há mais de 12 anos, mas, a cada ano há novidades e abordagens diferentes. Cuidem-se sempre e nunca acreditem que já têm informação suficiente, participem de tudo que puderem participar”, destacou.
O encontro foi também uma oportunidade para as presentes compartilharem experiências de superação e vitória contra o câncer de mama. Nos casos relatados, foi confirmado como o diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Uma das mulheres que participaram da roda de conversas, Patrícia Cássia, exaltou a iniciativa. “Parabéns aos envolvidos pelo excelente evento, que, além de construtivo, foi participativo. Sem falar no local super agradável, com direito a plantinhas medicinais e ornamentais”, comemorou, em referência às mudas colhidas na horta comunitária da Prefeitura e distribuídas para as presentes no evento.