Nova casa, com tudo novo: mobiliário, equipamentos e ânimos, seja dos 230 funcionários que trabalham no Centro de Atenção Especializada Iria Diniz, ou dos que buscam a unidade para resolver problemas de saúde. A primeira semana de funcionamento do novo equipamento, inaugurado no dia do aniversário da cidade, foi de surpresa e de alívio para quem foi até o local.
A aposentada Marlene Lage Cotta, 62 anos, moradora do Petrolândia, estava logo cedo na unidade na manhã da sexta-feira (13/9), para marcar a realização de um procedimento para a cauterização de uma verruga próxima ao ouvido. Enquanto esperava o momento de ser atendida na recepção, ela observava as novidades do prédio e aprovava o que via. “Estou achando tudo bem melhor. Está mais perto para deslocar. Está limpo, um espaço mais amplo e com boa estrutura. Tudo me parece bem mais organizado”, elogiou ela que costuma utilizar os serviços do Iria Diniz desde que ele funcionava no antigo endereço, onde foi demolido, tendo na sequência seus serviços distribuídos pelos pólos distritais da cidade.
Outro que pisou logo cedo na unidade, foi o morador do bairro Eldorado, D. R., 26 anos. Enquanto aguardava ser atendido na farmácia após se consultar no Centro de Testagem e Aconselhamento, ele elogiou o espaço físico e a agilidade do atendimento. “No antigo o atendimento era bom. Mas aqui está mais ágil ainda e a estrutura está bem mais moderna”, afirmou.
Por conta de passar uma boa parte da vida trabalhando na varrição das ruas da cidade de Contagem, a aposentada, Eunice Aparecida de Souza, 60 anos, precisa hoje se submeter às sessões de acupuntura para aliviar as dores na coluna que se irradiam por todo o corpo e ainda tentar controlar a ansiedade.
Ela foi encaminhada ao serviço no Centro de Atenção Iria Diniz pela fisioterapeuta que a atendeu na Unidade Básica de Saúde do bairro Darcy Ribeiro, regional Vargem das Flores. Ela conta que já está no final das sessões prescritas e que ficou ainda mais satisfeita de terminar esta primeira fase do tratamento no novo Iria Diniz. “Sem dúvida aqui tudo ficou bem melhor. O espaço está maior e o atendimento está excelente”, elogia ela.
Quem também compartilha desse olhar de que as coisas melhoraram com o Iria Diniz, é o enfermeiro acupunturista, Eduardo Barbosa de Souza, que atende Eunice. “O novo espaço aqui está mais humanizado, as instalações ficaram muito legais, muito boas, dá para trabalharmos com conforto. Temos um ambiente mais limpo, mais saudável tanto para nós profissionais da saúde quanto para os usuários”, comenta ele.
Estrutura moderna e humanizada
Com a nova unidade do Centro de Atenção Especializada - CAE Iria Diniz, a Prefeitura de Contagem cumpre um compromisso de melhorar o atendimento aos usuários, amplia as consultas especializadas, como também oferece mais conforto e comodidade para os profissionais. O novo Iria tem 49 salas consultórios, um ginásio de reabilitação, um bloco cirúrgico com três salas, uma sala de curativo, uma farmácia, um posto de coleta, uma sala de serviço social, além de copa, vestiário, sala de reunião e espaço de convivência. Todos os espaços possuem ar condicionado. Com um maior número de consultórios, na nova unidade há também a possibilidade de melhor gestão dos espaços, uma vez que existe um fluxo grande de médicos que entram e mudam de horário, o que acaba influenciando no atendimento.
Prontuários físicos e prontuários eletrônicos, a transição
O Centro de Atenção Especializada Iria Diniz conta com mais de 400 mil prontuários, que passarão a ser informatizados. A diretora geral do Iria, Cláudia Regina Ribeiro, lembra que com a saída da unidade do antigo endereço, os prontuários estão sendo organizados e unificados. “Quando o atendimento do Iria estava separado nos pólos de atendimentos, outros prontuários foram gerados, uma vez que não era possível acessar os prontuários arquivados no antigo Fórum. Agora estamos trabalhando para unificar estes prontuários”, explica.
Com a informatização de todos os consultórios, que têm computadores e internet e serão conectados a uma ilha de impressão, a unidade já se prepara para implantar o prontuário eletrônico “Viver”, que até então era utilizado somente na recepção da unidade para o agendamento de consultas. “Estamos com o projeto de iniciar o prontuário eletrônico, por isso estamos com os computadores nos consultórios. A introdução do prontuário eletrônico vai facilitar muito mais a consulta, pois permitirá que o profissional veja o histórico daquele paciente. É um modo eficaz para que Atenção Básica, Secundária (Atenção Especializada) e UPAs e a Alta Complexidade (hospitais) conversem”, destaca.
Sobre a retomada total das consultas e dos procedimentos ambulatoriais, a previsão é que a partir de outubro a agenda do Iria Diniz esteja funcionando em plena capacidade. Atualmente, o esquema de marcação é feito por bloco de horário, o que ajuda a evitar aglomerações, explica Ribeiro. A unidade tem capacidade para fazer de 12 mil a 15 mil atendimentos mensais em 25 especialidades médicas.
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