Nosso corpo está em constante trabalho. Isso ocorre mesmo quando estamos dormindo. Quando passamos por um processo de infecção mecanismos automáticos de defesa são acionados pelo nosso organismo. Muitas vezes nem percebemos. No entanto, quando há uma contaminação muito grande, com bactérias e vírus, por exemplo, o organismo faz a defesa e pode prejudicar as funções vitais. Para ampliar os debates em torno deste assunto, a Prefeitura de Contagem prepara a I Semana Municipal da Sepse, que será realizada entre os dias 13 e 17 de setembro.
O objetivo principal é reduzir a mortalidade e para isso é preciso sensibilizar profissionais e usuários em relação à importância da avaliação e tratamento precoce da Sepse. De acordo com a assessora Assistencial da Superintendência de Urgência e Emergência, Jordânia Oliveira, é importante se adiantar e o quanto antes descobrir a Sepse, mais chances de salvar a vida do paciente.
"A Sepse é uma síndrome grave de grande mortalidade. Porém, se diagnosticada e tratada precocemente, as chances de cura são bem maiores. Grande parte dos casos de Sepse são atendidos nas unidades de Urgência e Emergência. Por isso, sensibilizar os profissionais quanto a adesão e abordagem precoce dos pacientes com suspeita de Sepse é fundamental", destacou.
A Sepse é popularmente conhecida como a antiga infecção generalizada. Em vários casos, a infecção está em apenas um órgão, mas provoca a necessidade de uma resposta de todo o organismo na tentativa de combatê-la. Com isso, o paciente pode não suportar e falecer.
No Brasil, a Sepse é a maior causa de morte em UTIs, com 55% dos casos, segundo levantamento feito pelo Instituto Latino Americano de Sepse - Ilas. Em números, 240 mil pessoas faleceram em um ano em 670 mil casos diagnosticados. Os casos mais comuns são: pulmões, abdômen, infecções urinárias e renais, pele e meningite.
Como prevenir?
Outro dado importante, e bastante preocupante, é que somente 14% dos entrevistados já escutaram algo a respeito da Sepse, segundo dados da Ilas. É importante ressaltar, porém, as maneiras como se cuidar. A Sepse não pode ser adquirida somente em hospitais. Diante disso, é importante estar atento o tempo inteiro e se prevenir, lavando as mãos e limpando com álcool, manter a caderneta de vacinação em dia e não se medicar por conta própria, principalmente se for antibióticos.
Programação:
Segunda-Feira – 13/09/2021
9h – UPA PETROLÂNDIA
14h – UPA SEDE
Terça-Feira – 14/09/2021
14h – UPA VARGEM DAS FLORES
Quarta-Feira – 15/09/2021
9h – UPA JK
14h – HCC 1 – Santa Helena
Quinta-Feira – 16/09/2021
14h – UPA RESSACA
Sexta-Feira – 17/09/2021
9h – Complexo Hospitalar de Contagem e HCC2
14h – Aula de Encerramento no Auditório do CMI
Repórter Marcellus Madureira