Para amenizar o risco de deslizamento de encostas durante o período chuvoso, técnicos da Subsecretaria de Defesa Civil de Contagem iniciaram, neste mês, um trabalho voltado ao plantio de sementes de Ipê Mirim e de espécies leguminosas (Feijão Andu, Mucuna Preta, Feijão de Porco, Fava e Lab lab) em barrancos e encostas do município que apresentam risco geológico.
A iniciativa está sendo realizada em conjunto com moradores, membros dos Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs, a partir de um trabalho de conscientização para que a própria comunidade ajude a semear e a manter as espécies. O primeiro local contemplado com as sementes foi a vila conhecida como “Buracão”, localizada no bairro Bandeirantes, na região Industrial.
De acordo com o assessor de mobilização da Defesa Civil e especialista em agricultura orgânica e biodinâmica, João Carlos Silveira, o “Buracão” foi escolhido para iniciar o projeto porque é uma área que apresenta alto risco geológico e já vem sendo monitorada pelo órgão. “Esse tipo de plantio favorece a recuperação de áreas degradadas, pois permite a estabilização do solo e cria condições para a revegetação. São ações simples, mas que, ao longo do tempo, contribuem para minimizar a ação dos agentes erosivos e para recuperar ambientalmente as áreas afetadas”, explicou.
A princípio, além do “Buracão”, a Defesa Civil pretende executar esse trabalho junto com os Nudecs da Vila Feliz, Morro dos Cabritos, Vila Epa, Vila Soledade, Campina Verde e Rua Esmeralda. “Esses locais servirão de termômetro para avaliar a eficácia da ação e o envolvimento dos moradores. Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos estender a todos os Nupdecs já implementados na cidade”, destacou o especialista.
Atualmente, há 18 Nupdecs na cidade, localizados em áreas de risco. O Nupdec é composto por moradores da própria comunidade que, por meio de um trabalho voluntário, auxiliam o poder público nas ações preventivas e prestam socorro imediato nas situações de emergência.
Esses núcleos são capacitados regularmente pela Defesa Civil do município. Seus integrantes recebem orientação e treinamento no que se refere a primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, ação nos casos de inundações, enchentes, deslizamentos, incêndios e outros eventos, além de serem cadastrados para receber alertas preventivos via SMS quando há previsão de fortes chuvas, baixas temperaturas ou mesmo reuniões.
Doação de sementes
As sementes utilizadas no projeto são obtidas por meio de doação e recursos próprios da Subsecretaria. A doação de sementes pode ser feita pessoalmente na rua Vereador David De Oliveira Da Costa, 14 - Fonte Grande (Setor: Defesa Civil). O interessado também pode entrar em contato, por meio do telefone 3198- 8679.
Sementes utilizadas: Mucuna Preta ou Cinza; Feijão Andu; Crotalária; Lab lab (ou Mangalô); Fava; Milheto; Ipê amarelo do cerrado; Ipê Mirim; Pata de Vaca; Flamboyant Mirim.