Entre os dias 10 e 13/6, a Patrulha “Pacto pela Vida” fiscalizou 150 estabelecimentos comerciais, entre eles bares e restaurantes, que agora podem funcionar até as 23h. A ampliação do horário foi oficializada, na última sexta-feira (11/6), com a publicação do Decreto 182/21, no Diário Oficial do Município (DOM).
Destes 150 estabelecimentos, 109 estavam abertos em conformidade com os protocolos, 36 estavam fechados no momento da operação e apenas cinco foram notificados. Não houve multa e nem interdição. “Percebemos que muitos estabelecimentos estão se esforçando para cumprir as normas, embora ainda haja situações em que a intervenção se faz necessária, como foi o caso do bar notificado no bairro Eldorado”, lembrou o superintendente da Guarda Civil, Rafael Concesso.
De acordo com ele, durante a ronda de sexta-feira (11/6), a patrulha precisou desmobilizar pessoas aglomeradas presentes na inauguração de um bar na avenida Madri. “Mais de 200 pessoas estavam no local, sem distanciamento e sem máscara. O local foi notificado e embargado pelos fiscais de Postura e Meio Ambiente por falta de alvará, licença para reprodução sonora e por descumprir os protocolos sanitários. Durante uma hora, a equipe ficou no local e os clientes foram dispersados”, informou.
Ainda, de acordo com Concesso, a partir desta semana a operação será reforçada. “Levando-se em conta que a flexibilização provoca um certo “relaxamento” por parte da população, é importante repactuar o planejamento e fortalecer as ações para manter as taxas de transmissão em queda e, consequentemente, o comércio aberto. A pandemia ainda não acabou e precisamos manter os cuidados”, ressaltou.
Concesso também informou que, nesta última operação (10 a 13/6), a patrulha não recebeu denúncias de eventos clandestinos. “Festas com venda de ingressos permanecem proibidos e, portanto, serão encerrados e autuados pela equipe, e os organizadores podem ser responsabilizados criminalmente”, alertou.
A Patrulha “Pacto pela Vida” reforça a importância das denúncias pela população, de desrespeito às regras em vigor no município durante a pandemia, que podem ser feitas anonimamente por meio da Central 153.
Flexibilização - nova etapa
Além de bares e restaurantes, a flexibilização abrangeu o comércio em geral. Shoppings, padarias, lanchonetes, supermercados, academias, hortifrutigranjeiros, salões de beleza também foram autorizados a ampliar o horário de funcionamento, podendo encerrar suas atividades até as 22h.
A medida foi tomada após análise dos indicadores epidemiológicos pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município. Contagem possui uma taxa de ocupação de leitos de enfermaria de 54%, e de UTI, de 79%. A taxa RT de transmissão do vírus está em 1,04%.
Mais informações sobre a nova etapa de flexibilização, acesse: