Para fortalecer o diálogo entre a população e o Executivo municipal, a Prefeitura de Contagem adotou medidas que vão facilitar o acesso aos serviços de manutenção, iluminação e limpeza urbana.
A mediação das regionais trará mais agilidade e eficiência no atendimento aos pedidos da população. Além disso, promoverá a participação do povo no cotidiano da cidade.
Para solicitar os serviços, os moradores deverão entrar em contato com a administração regional mais próxima da residência, que encaminhará as demandas para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. É o que afirma o assessor da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Pinto. "A partir de agora, todo morador que quiser abrir um chamado ou alertar um problema, deverá ir até a sua administração regional e protocolar um pedido, que terá prazo de resolução. Na data desse prazo, o solicitante voltará à regional para conferir a resolução. Esse processo, além de mais ágil, vai evitar falhas na condução das demandas e trará mais valorização para as regionais”, enfatizou.
Nesse novo modelo, todas as lideranças comunitárias serão importantes, pois serão eles quem levantarão as demandas até o administrador da respectiva regional para que ele possa dar prosseguimento.
Espera-se que mais reuniões ocorram entre gestores, regionais e lideranças comunitárias, para entender quais são as necessidades de cada bairro.
O intuito é que cada administrador regional leve as demandas de sua regional para as devidas secretarias e que cada secretaria adicione suas demandas ao seu calendário de atividades.
Segundo o subsecretário de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Thales Nogueira, a pasta confeccionou uma agenda para receber as demandas, filtrá-las e dar início aos serviços.
"Na Secretaria de Obras adotamos o seguinte dispositivo: todas as terças-feiras, os administradores regionais nos enviam as demandas coletadas em suas respectivas regiões. Nas quintas-feiras são realizadas reuniões com as nossas equipes, onde analisamos todas as solicitações para que possamos decidir quais demandas são possíveis de serem adicionadas ao calendário de serviços da próxima semana. Por fim, toda sexta-feira, o corpo técnico da secretaria se reúne com os administradores e a secretaria de governo para apresentar o cronograma da próxima semana”, explicou.
Thales ainda acrescenta que serviços considerados urgentes, como por exemplo danos causados por tempestades, são adicionados ao cronograma de forma urgente, pois geralmente são acontecimentos que demandam atenção de maneira imediata.
REGIONAIS
São atribuições das administrações regionais exercer o controle e a fiscalização sobre a execução dos serviços e atividades nos bairros, além de coordenar a execução dos programas de interesses dos seus moradores.
As regionais são o principal contato dos moradores com a administração municipal. Por meio delas, muitas melhorias nos bairros podem ser praticadas, pois são os locais para os moradores apresentarem suas demandas e reivindicações.
Confira os contatos das oito regionais de Contagem:
Regional Vargem das Flores: 3352-5886/5887
Regional Petrolândia: 3352-5618/5619
Regional Sede: 3395-9550/9551
Regional Nacional: 3397-1098/8988/8739
Regional Riacho: 3912-2020/1974
Regional Ressaca: 3357-1886/ (31) 98835-8354
Regional Industrial: 3363-6047/5573
Regional Eldorado: 3352-5477/3517
Estagiário Cezar Gomes sob supervisão de Yuri Soares