Cerca de 60 jovens se reuniram, de forma remota, na última quarta-feira (9/6), com os representantes da Guarda Civil, das secretarias de Cultura, Esporte e Juventude; Defesa Social; Direitos Humanos e Cidadania, para discutir sobre as políticas públicas de segurança no município.
Essa foi a primeira atividade participativa do Projeto “Fala aí Juventudes” promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, para estabelecer um diálogo e participação dos jovens na construção de políticas públicas. A iniciativa visa criar uma cultura de paz, além de estimular a ocupação da juventude nos espaços públicos, como praças e parques de Contagem na pós pandemia.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, atribui o encontro com os jovens, como um marco da atual gestão. “Estou aqui, na perspectiva de seguir a recomendação da prefeita Marília Campos, que é o diálogo intersetorial para a construção de uma política pública direcionada à juventude de Contagem”, disse.
A diretora da juventude, Camila Marques, por sua vez, enfatizou que a promoção da escuta ativa dos jovens dos diferentes territórios da cidade é fundamental para que o município possa compreender e solucionar as demandas levantadas. “Demos um passo importante, para iniciarmos um diálogo profundo na construção de alternativas e soluções para o enfrentamento às violências contra as juventudes e a promoção da cultura paz. Por meio do Fala aí Juventudes, construiremos juntos, outros canais alternativos de diálogo permanente”, afirmaram.
Ao contextualizar sobre as abordagens policiais nas periferias, a jovem Mari Freitas defendeu por mais diálogo e menos truculência. “Temos que pensar a autoridade como conversa e educação e não como imposição e medo”, disse.
O comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, esclareceu que a instituição está aberta para ouvir a população. “Contamos com vocês, para a tarefa, onde pretendemos retomar o policiamento comunitário. Estarei à disposição e qualquer problema que tiverem o telefone para denúncias é o 153,” ponderou.
Fala aí Juventudes
O Projeto “Fala aí Juventudes” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Ele também integra o Programa Juventude das Abóboras, coordenado pela Diretoria da Juventude, que visa estimular a participação dos jovens nas políticas públicas e nas ações do município. O projeto viabiliza a participação popular e a interlocução direta com os jovens, por meio de reuniões, encontros, vídeos, podcasts, lives, bate-papos, formações, seminários, simpósios, congressos etc.