A manhã desta sexta-feira (13) marcou o término do II Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar, que aconteceu no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria. O encontro contou com palestras que relataram assuntos que envolvem políticas públicas baseadas na felicidade coletiva e na transformação cultural.
Na quinta-feira (12) foram apresentados dois painéis que apresentaram experiências, metodologias e práticas inspiradoras de felicidade nas cidades. O prefeito da cidade chilena Quillota, Luis Mella, um dos palestrantes, e que está no cargo há 25 anos, falou que o segredo da longevidade política está diretamente ligado a felicidade e participação cidadã. Ele afirma que o foco de qualquer gestão é o ser humano.
O prefeito mostra com satisfação o projeto implantando em Quillota que promove a felicidade a partir da gestão pública. E explica que a felicidade das pessoas é o que possibilita a rentabilidade humana. "A gestão pública precisa entender que o ser humano age pela emoção, por isso é fundamental estimular as pessoas a buscar a felicidade para melhorar a qualidade de vida de cada um, e, assim obter uma transformação social que influencia diretamente no desenvolvimento econômico, social e urbano".
O segundo painel, tratou sobre temas relacionados à gestão pública como pilar da felicidade coletiva. Na oportunidade, a médica psiquiatra Carolina Bergoglio, sobrinha do papa Francisco, foi uma das palestrantes.