As vacinas funcionam e são necessárias. Quem afirma é ninguém menos que a Organização das Nações Unidas (ONU), agência internacional que reúne diversos países em todo o mundo e que tem o objetivo de facilitar a cooperação em temas humanitários. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS), que integra a ONU, lançou a campanha “Protegidos juntos, #vacinasfuncionam”. A entidade reconhece na imunização por meio das vacinas uma das intervenções governamentais mais bem-sucedidas na relação custo-benefício e reforça que as pessoas devem, sim, se vacinar.
Neste 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reafirma seu compromisso com as ações de imunização por meio da vacinação e ressalta a importância de as pessoas manterem seus cartões de vacina atualizados.
Contagem utiliza o calendário de vacinação do Ministério da Saúde (MS) e oferta todas as vacinas preconizadas pela OMS, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). No município existem 48 salas de vacinas, instaladas no interior de unidades de saúde da cidade e em locais conveniados (clique para ver os endereços).
A assessora da Central de Imunização Fernanda Elisa Ferreira de Almeida assevera que para o controle e a erradicação de doenças por meio da vacinação, não basta que as autoridades sanitárias disponibilizem os imunizantes e promovam ações de educação sanitária: é preciso que as pessoas também façam a sua parte, mantendo seu cartão de vacinas atualizado e levando as crianças para tomarem as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde (MS). “É preciso que o cartão de vacinação de adultos e crianças esteja atualizado independentemente de estarem ou não acontecendo surtos de doenças evitáveis com vacinas. Vacinar-se é um ato de responsabilização consigo mesmo, com familiares e com toda a comunidade”, diz a técnica.
Vacinas disponibilizadas no país são seguras
A médica infectologista na SMS Tania Marcial reforça que antes de serem liberadas, as vacinas no Brasil passam por exigentes processos de testes. “Toda vacina, para ser licenciada no Brasil, passa por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas pesquisas, muitas vezes realizadas ao longo de mais de uma década, demonstram os resultados de segurança e eficácia da vacina obtidos em estudos com milhares de humanos voluntários de vários países. O objetivo é se certificar de que o produto é de fato capaz de prevenir determinada doença sem oferecer risco à saúde”, afirma a técnica.
Para acessar outras matérias publicadas no Portal da Prefeitura com outras informações sobre a importância da imunização, clique e .