Alunos do Curso de Capacitação em Artes Cênica (CCP), gerido pela Secretaria de Cultura, apresentam neste sábado (10/4), às 20h, a peça “Veredas da Salvação”, uma adaptação da peça de Jorge Andrade com a direção de Kalluh Araújo, diretor renomado e premiado em Minas Gerais.
A realização é da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, numa parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (Sated/MG) que expedirá os registros profissionais aos formandos.
O espetáculo é uma estreia da quarta turma do CCP Artes Cênicas-Contagem e será transmitido pelo canal do youtube da escola: https://www.youtube.com/c/CCPArtesC%C3%AAnicas
Desafio
De acordo com o coordenador do CCP e um dos professores, Fernando Penido, o curso foi um grande aprendizado para professores e alunos. “Todos da escola enfrentaram o desafio para a realização do curso, que completou um ano de dedicação. Esta trajetória, de março de 2020 até aqui, provocou o despertar de todos para uma realidade diferenciada, em que tivemos que nos adaptar para oferecer os conteúdos de forma criativa, inovadora e desafiadora”.
Fernando Penido explica que as aulas tiveram início em março de 2020, quando o curso foi transferido das dependências da Secretaria de Cultura para o Museu da Indústria e do Trabalhador. Devido à pandemia do novo coronavírus, também teve foi preciso adequá-lo ao formato on-line. As aulas foram divididas em três módulos, com duração de um ano e meio e carga horária de 1.042 horas/aula.
Gratuito, o curso tem o objetivo de qualificar, instrumentalizar e capacitar tecnicamente atores e atrizes para atuarem no mercado artístico e profissional. A carga horária exigida e aprovada pelo Sated garante ao aluno formado o Registro Profissional (DRT) do Ministério do Trabalho (MT).