A ausência e o uso incorreto da máscara facial e de demais medidas de proteção fizeram com que a Patrulha Pacto pela Vida retomasse as ações de fiscalização na CeasaMinas, nesta quarta-feira (7/4). Equipes da Guarda Civil de Contagem, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Vigilância Sanitária do município percorreram os corredores do Mercado Livre do Produtor, conhecido como Pedra, localizado no interior da central de abastecimento, onde há um número expressivo de expositores, carregadores, clientes e frequentadores.
“No mês passado, em março, fizemos um intenso trabalho educativo. Entretanto, constatamos a necessidade de retomar as operações neste mês, de maneira mais punitiva para aqueles trabalhadores, carregadores e frequentadores que insistem em descumprir as regras, essenciais para proteger a vida dele e do outro”, explicou o guarda civil França, que esteve à frente da operação na manhã desta quarta-feira.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária de Contagem, Wilson Carvalho, 12 pessoas foram autuadas e notificadas por falta de uso da máscara, conforme prevê o Código Sanitário do município. Além disso, 40 foram abordadas e orientadas pela equipe devido ao uso inadequado e uma autônoma foi conduzida à delegacia por se negar a utilizar o equipamento de proteção e a informar dados de identificação.
“O descumprimento do uso da máscara é um dos fatores mais importantes para se evitar a propagação da covid-19. Esperamos que as notificações cessem o desrespeito às normas”, destacou o diretor. Segundo ele, as autuações geram a abertura de processos administrativos sanitários, que são remetidos à junta de julgamento. “O autuado tem um prazo de 15 dias para se defender. Após o julgamento, aplica-se a sanção ao infrator, que pode ser multa, pena educativa, interdição ou advertência”, explicou.
A operação seguirá até esta sexta-feira (9/4), das 7h30 às 11h. Uma das frequentadoras da CeasaMinas, Maria José de Linhares, aprovou a fiscalização. “Se ninguém cobrar, muitos não irão usar. Eu tenho crianças em casa e morro de medo. Não quero ser multada, muito menos adoecer. Todo mundo tem que obedecer e utilizar a máscara", afirmou ela.
Protocolo de prevenção da covid-19
No dia 26 de fevereiro, a Prefeitura de Contagem publicou, no Diário Oficial do Município (DOC), um protocolo de prevenção da Covid-19 específico para a central de abastecimento. De acordo com o documento, a CeasaMinas está autorizada a funcionar desde que cumpra as regras de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao Coronavírus.
Dentre as medidas exigidas, está a disponibilização de um profissional para higienizar com álcool em gel, as mãos de frequentadores, clientes, funcionários e fornecedores, além de orientar quanto ao uso de máscaras dentro da unidade. Aferição de temperatura e higienização de alimentos, equipamentos e carrinhos de compras, são alguns cuidados que funcionários e comerciantes deverão adotar no interior da central.
Nas praças de alimentação, as regras de distanciamento entre as mesas permanecem as mesmas para bares e restaurantes. No interior de cada loja, permanece limitada a capacidade de pessoas, incluindo funcionários, clientes, respeitando-se o distanciamento mínimo de 5 metros quadrados, com o controle de entrada e saída de pessoas.
Repórter Carol Cunha Fotógrafa Janine Moraes
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157718882134561