A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu virtualmente nesta quarta-feira (7/4) com membros da Secretaria Municipal de Saúde para planejar a estruturação da pasta e a proposição de melhorias em programas e ações desenvolvidas pelas equipes. Dentre os temas debatidos estiveram em pauta o fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde e a participação popular na saúde do município.
Nos próximos meses a Prefeitura de Contagem realizará pré-conferências nos bairros e distritais para ouvir propostas dos moradores e formular o Plano Municipal de Saúde, um documento com o planejamento para quatro anos de gestão. “Será importante essa gestão democrática, transparente e com a participação popular. Por isso, vamos eleger e reativar os conselhos locais do município, que permitirão o acompanhamento do serviço de saúde em cada território”, disse a prefeita Marília.
Também foram debatidos a parceria com universidades; o reforço na vigilância da saúde, na logística de materiais, na vigilância epidemiológica; e, também, a revisão do Código Sanitário Municipal para a pós-pandemia. Foi discutida também a proposta de criação de um estatuto de proteção aos animais, em articulação com a sociedade civil.
Além da prefeita, participaram da reunião os secretários Fabrício Simões, de Saúde, e sua equipe; Pedro Amaral, de Governo; André Teixeira, de Planejamento Orçamento e Gestão; e Douglas Miranda, chefe de Gabinete.
Repórter Rafael D´Oliveira