Em meio a pandemia da Covid-19, com muitas pessoas perdendo empregos e com dificuldades financeiras, a doação de alimentos torna-se uma colaboração de fundamental importância. Para amenizar o sofrimento de quem está com dificuldade para colocar comida na mesa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Aimentar, e o Centro Universitário Una Contagem promovem até dia 12 de abril o Drive-thru Solidário para arrecadar alimentos.
O posto de arrecadação funciona na própria Una Contagem (Avenida Maria da Gloria Rocha, 175, Lote 01, Letra B, Bitacula), das 9h às 19h. Não há necessidade de sair do carro para fazer a doação.
A secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, reforça que a demanda por insumos alimentícios tem crescido exponencialmente no município, e bate, diariamente, às portas da Secretaria. Segmentos sociais que até então não dependiam do poder público para subsistência, agora, em virtude da crise econômica, pedem ajuda de insumos básicos. ''Por isso, a ação solidária vem ajudar famílias que passam por um período pontual de insegurança alimentar. A ação é coordenada e organizada de modo a atender quem de fato necessita da ajuda, e emitimos relatórios de prestação de contas, constando todos os beneficiados, num processo transparente'', reforçou.
[caption id="attachment_4072" align="alignnone" width="300"] Representantes da UNA Contagem e da Secretaria, após oficialização da campanha[/caption]Segundo o professor da Una Contagem e idealizador da campanha, André Alvim, a pandemia vem aflorando o espírito de solidariedade das pessoas. “É um momento crítico, sério e preocupante, principalmente porque temos crianças e famílias passando fome, sem o mínimo necessário para sobrevivência. Por esse motivo, idealizei o projeto Drive-thru Solidário da Una Contagem”, contou ele. "Sou enfermeiro e diariamente observo situações tristes causadas pela Covid-19. Temos que ver uma oportunidade diante da vulnerabilidade, uma luz no fim do túnel para ajudar o próximo. Uma corrente do bem se multiplica e traz esperança para minimizar os danos coletivos. Eu acredito nas pessoas e tenho certeza de que a campanha será um sucesso", destacou.
As pessoas podem doar macarrão, feijão, arroz, café, fubá, óleo, biscoitos, achocolatados, farinha de trigo e açúcar, dentre outros. Os doadores devem se atentar à data de validade dos produtos para evitar o descarte durante a logística de distribuição.