A Prefeitura de Contagem iniciou nesta segunda-feira (15/3) a fiscalização para garantir o cumprimento do protocolo de medidas de segurança que será adotado no sistema de transporte público da cidade para reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus.
As medidas foram publicadas em um protocolo assinado pela prefeita Marília Campos, na última sexta-feira (12/3), após uma reunião com dirigentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).
Dentre as medidas definidas estão a disponibilização de álcool gel 70% na entrada dos ônibus; a restrição no número de passageiros nos coletivos, podendo viajar somente o número de pessoas sentadas e apenas 10 em pé; o aumento no número de viagens em horário de pico; e a disponibilização de veículos reservas que deverão estar de prontidão em casos de superlotação.
O presidente interino da Transcon, Marcos Túlio de Melo, destacou que os agentes da autarquia ficarão responsáveis por garantir que todas as medidas sejam cumpridas. “Nós esperamos que se reduza a incidência de transmissão da Covid-19 no transporte coletivo. Vale ressaltar, que Contagem já adota medidas de restrições, fato que diminui a quantidade de pessoas circulando pela cidade. Por conta disso, esperamos não encontrar problemas no cumprimento das medidas”, afirma Marcos Túlio.
O protocolo estabelece ainda que as empresas de ônibus deverão fornecer máscaras para os motoristas; fazer a desinfecção diária dos coletivos, com lavagem e higienização geral; além de apresentar aos passageiros materiais informativos de cumprimento das normas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.
A prefeitura pede para que o cidadão seja fiscalizador, denunciando o descumprimento do decreto por parte dos coletivos. Além disso, o Pacto pela Vida continua, portanto, utilize máscaras, higienize as mãos e evite aglomerações.
Em caso de descumprimento dos protocolos, o cidadão pode fazer denúncias por meio do telefone 3329-3390.