A prefeita Marília Campos se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Governo (Segov), nesta quinta-feira (11/3), para discutir a reestruturação das oito regionais administrativas do município. O projeto de reestruturação faz parte da reforma administrativa da Prefeitura de Contagem, incluindo mais ações e funções técnicas para melhorar o atendimento à população.
Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário Pedro Amaral. O vice-prefeito Ricardo Faria também participou da reunião.
Segundo a pasta, a intenção é fortalecer as administrações regionais com o intuito colocar a prefeitura mais próxima do cidadão, bem como a descentralização da prestação de serviços e agilidade nas respostas do poder público nas diversas regiões da cidade.
Com isso, assessorias técnicas e gerências específicas foram incorporadas ao projeto de reestruturação das administrações regionais. Dentre elas, está a gerência de Cultura, Esporte, Lazer e Feiras para viabilizar políticas públicas nessas áreas, além de estimular e potencializar a economia local em cada território.
A prefeita Marília Campos também sugeriu a criação de uma gerência de comunicação, para informar e repassar as demandas dos cidadãos às regionais administrativas. “A gerência de comunicação poderá inclusive de informar a população sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas naquela região”, sugeriu a prefeita.
Conselho Regional
Outro ponto discutido foi a criação de um conselho regional em cada região, como instância representativa da participação popular dos diversos segmentos da sociedade civil de cada território. Na prática, o conselho poderá planejar e recomendar ações estratégicas para solução das demandas do território, monitorar e fiscalizar a execução das ações planejadas, avaliar e propor ajustes nos procedimentos executados, visando alcançar melhorias dos resultados.