A Prefeitura de Contagem publicou, por meio do Decreto Nº 055/21, medidas mais restritivas contra a Covid-19 no município. O documento (confira na íntegra aqui: www.contagem.mg.gov.br/regrascovid ) traz informações sobre setores econômicos que terão seu funcionamento suspenso entre os dias 10/3 e 31/3. A medida é necessária no momento para conter o avanço da doença na cidade e, também, como uma esperança de que novos lotes de vacinas cheguem a Contagem para acelerar a vacinação, valorizando a vida e garantindo uma retomada econômica segura.
Não há ainda definição sobre horário de restrição de circulação de pessoas, o que tem sido chamado de toque de recolher. A Prefeitura de Contagem aguarda a adoção da medida pelas demais cidades da Região Metropolitana, conforme decidido ontem, 8/3, em reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granbel), para aderir à proposta. Se não for conjunta, ela perde sua eficácia.
As medidas preveem a restrição de funcionamento de setores da economia, permitindo apenas os serviços essenciais; a proibição de eventos de qualquer natureza; o fechamento de bares e restaurantes, com exceção àqueles que atuam com delivery, sendo totalmente vedado o consumo no local. Os cultos religiosos estão liberados, observados os protocolos específicos.
Confira os setores que terão as atividades suspensa até o dia 31 de março:
- casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;
- boates, danceterias, salões de dança;
- casas de festas e eventos;
- cinemas, teatros, museus, centros culturais, casa de cultura, bibliotecas públicas e privadas;
- clubes de serviço e de lazer;
- circos, parques de diversão e parques temáticos;
- feiras, exposições, congressos e seminários;
- shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas;
- academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;
- clínicas de estética e salões de beleza;
- bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres;
- atividades educacionais presenciais em todos os níveis de ensino;
- eventos esportivos, culturais e de lazer, de qualquer natureza, em propriedades e logradouros públicos;
- eventos particulares, de qualquer natureza, inclusive em residências e condomínios habitacionais;
- festas, comemorações, exposições, exibições e eventos, que reúnam pessoas em veículos automotores estacionados, em drive-in ou em qualquer local, público ou privado;
- práticas de esportes coletivos em propriedades privadas e públicas;
- a utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores, inclusive a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações oficiais.
Protocolos específicos
Os bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, previstos no decreto, poderão funcionar somente na modalidade de entrega em domicílio e retirada no local. Os alimentos deverão estar devidamente embalados para consumo fora do estabelecimento.
Além disso, o transporte coletivo da cidade, público e privado, seguirá normas sanitárias que serão estabelecidas em protocolos específicos, assim como as atividades realizadas na Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), que também terá a adoção de medidas específicas.
Pacto Pela Vida
Em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (8/3), a prefeita Marília Campos, ressaltou a importância da ação. “Não vamos permitir um colapso para depois tomarmos uma atitude. Neste momento, medidas restritivas são fundamentais e necessárias para preservar a vida, diminuir as taxas de ocupação de leitos e garantir que a vacinação, que está em andamento, faça efeito. A economia só será completamente retomada se pudermos conter a pandemia”, disse a prefeita.
Vale ressaltar que o Pacto Pela Vida continua. Por isso, utilize máscara, evite aglomerações, higienize as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e só saia de casa quando necessário. Contagem precisa de você para vencer essa luta pela vida.