Para coibir a realização de eventos que possam gerar aglomeração, impedindo que a taxa de transmissão da Covid-19 permaneça em queda no município de Contagem, a prefeitura adotou algumas ações no período em que seria comemorado o carnaval.
Carnaval suspenso - Em relação ao calendário oficial, a administração municipal optou por não conceder ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 fevereiro, suspendendo oficialmente o carnaval na cidade.
Na orla da Lagoa Vargem das Flores uma força-tarefa irá atuar na região com o objetivo de impedir o acesso, evitando aglomerações e outros eventos ao longo da orla em todo período. A lagoa é um dos pontos turísticos da cidade, tradicionalmente frequentada pelas pessoas no período de carnaval.
A utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores está proibida desde o dia 30 de dezembro de 2020, quando foi publicado o Decreto Municipal 2.005, inclusive para a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações oficiais. O decreto permanece vigente, inclusive neste período em que seria comemorado o carnaval. Portanto, o nado, a pesca e uso de embarcações não oficial não estão permitidos.
A força-tarefa, integrada pelas equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil Copasa, Polícia Militar (PMMG), Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Marinha do Brasil, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Transcon, vai intensificar a fiscalização na região da orla entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A operação será feita das 8h às 19h, priorizando os principais pontos de acesso de banhistas, pescadores e embarcações à lagoa. A operação se dará por meio de abordagens e contará com barreiras fixas. Faixas para informar a população serão instaladas nas áreas de acesso à lagoa.
Patrulha Pacto pela Vida - A fiscalização em bares, restaurantes, espaços de festas, sítios e eventos de cunho clandestino na cidade continuará sendo realizada pela patrulha Pacto pela Vida, neste período de carnaval. A patrulha é composta por oficiais da Guarda Civil de Contagem e da Polícia Militar, por fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente e agentes da Transcon.
A operação cumpre as determinações do Decreto 004/21, e visa orientar o cidadão e os estabelecimentos comerciais para evitar a propagação da covid-19 no município. O regulamento permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias.
Os restaurantes podem funcionar também de segunda-feira a quarta-feira, até as 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas podem comercializar o produto.
Eventos e festas particulares estão proibidos na cidade. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 (Guarda Civil de Contagem). Em caso de descumprimento, as autoridades municipais podem impedir ou suspender a atividade.
Repórter Carol Cunha