Motoristas de veículos de carga com mais de 4,40 metros de altura não estão autorizados a trafegar na Via Expressa, na altura do Complexo Viário do Beatriz. A restrição se deve à instalação de vigas de escoramento para a construção da nova pista na avenida João César de Oliveira. Pórticos foram instalados para alertar sobre a altura máxima permitida, bem como placas de sinalização ao longo da Via Expressa e João César de Oliveira, nos dois sentidos.
Veículos de carga com mais de 4,40 metros de altura devem procurar a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) para que seja expedida a Autorização Especial de Tráfego (AET). Neste caso, a Transcon vai indicar rotas alternativas.
Para instalar as vigas, está sendo preciso restringir o trânsito, com fechamento de meia ou uma faixa de rolamento em algumas etapas. Nesta semana, a intervenção será no sentido Contagem/Belo Horizonte. Na semana que vem, será feita no sentido contrário. A previsão é a de que a instalação das vigas seja concluída até o final de janeiro.
Devido ao grande movimento de veículos e circulação de mercadorias na Via Expressa, a instalação de quebra-molas foi necessária para garantir mais segurança de motoristas e passageiros, além das pessoas que trabalham na obra.
Concluídas as obras no Complexo Viário do Beatriz, o pórtico indicativo da altura máxima dos veículos de carga e os quebra-molas serão retirados.