A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, promove na próxima quinta-feira (29), a partir das 19h, a primeira apresentação da Musicatta Contagem. O projeto traz, para a cidade, a tradição das serenatas musicais, em que as apresentações acontecem nos moldes das vesperatas e o público é parte integrante do espetáculo.
As “vesperatas” são conhecidas popularmente como uma serenata às avessas. Enquanto na serenata os músicos ficam no meio da rua cantando para alguém na janela, na vesperata, os músicos se apresentam nas sacadas, janelas ou escadarias, regidos pelos maestros que se posicionam entre os espectadores. As músicas são executadas por integrantes das bandas convidadas, com um repertório eclético, que vai do clássico ao popular, do sacro ao profano.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça, a Musicatta é mais uma ação inovadora e de transformação na cultura da cidade. “Idealizamos este projeto para oferecer aos cidadãos mais uma grande manifestação cultural, acessível a todos os públicos. Nosso objetivo é proporcionar a integração entre as pessoas e as artes, em suas diversas manifestações. Além disso, a proposta tem um sabor mais que especial para nossa cidade. Vamos “abraçar” o público musicalmente, criando a sensação de ser parte do espetáculo. Estamos vencendo os desafios e usando a criatividade para oferecer lazer, conhecimento e cultura ao nosso povo, e vamos comemorar em grande estilo os 108 anos de nossa cidade”, ressalta.
A Musicatta Contagem será o 1º Encontro de Orquestras e Bandas Musicais e terá como atrações a Orquestra Camerata de Contagem, a Banda da Guarda Civil de Contagem e a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais. Além das apresentações musicais, o evento vai trazer a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (JPC), que reúne as tradicionais “quitandeiras” numa feira de exposição e comercialização de produtos de culinária, cozinha tradicional e patrimônio gastronômico local. A JPC-MG é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG. Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.
O estacionamento do Centro Cultural - Casa Amarela - e a Praça da Jabuticaba vão se transformar num grande espaço das tradições de Contagem.
Serviço:
Musicatta Contagem e 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Data: 29 de Agosto
Horário: 19h às 22h
Atrações:
Local: Estacionamento Centro Cultural - Casa Amarela / Praça da Jabuticaba (rua Doutor Cassiano, 120 – Centro de Contagem)