Como faz desde 2015, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), promove este ano mais uma edição do movimento internacional Maio Amarelo. As ações que fortalecem a causa já começaram.
Na segunda-feira (29), a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito da Transcon participou da abertura estadual da campanha. Realizada na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em Belo Horizonte, a solenidade apresentou o tema deste ano: “No trânsito, o sentido é a vida”. A escolha da frase está em consonância com as campanhas educativas de trânsito para 2019, definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e tem como objetivo a redução de acidentes de trânsito.
Peças publicitárias com o texto “#meouça” também compõe o material utilizado para conscientizar a população sobre as consequências da imprudência no trânsito. Protagonizadas por crianças, os folhetos e vídeos institucionais do movimento Maio Amarelo têm como intuito estimular nos adultos o acolhimento de conselhos dos mais jovens.
Coordenado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, o evento promove palestras, apresentações teatrais e blitz educativa. Em todas as atividades, o foco é a conscientização para o trânsito mais seguro.
Para a delegada de polícia e coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Amanda de Menezes Curty, a abertura do movimento é um marco muito importante. “A partir desse encontro várias campanhas educativas serão realizadas. Nesse evento, vieram pessoas de diversos órgãos e da sociedade civil. O Maio Amarelo é um movimento em que todos podem participar. Qualquer pessoa que quiser participar, difundir as ideias, que desejar fazer impressão dos panfletos, está lá, no site, maioamarelo.com, disponível para todos. Às vezes, a pessoa vai lá, imprime os panfletos, coloca sua logomarca também e abrange todos. Desde as pessoas físicas a empresas”, explicou.
Sobre as parcerias, a delegada ressaltou: “Destaque para a Prefeitura de Contagem que está sempre engajada, sempre conosco nas campanhas. São parceiros nossos nas ações educativas e isso se alastra para o estado inteiro, o que é muito importante”, afirmou.
A gerente de Educação para o Trânsito da Transcon, Adriana Ferrari, ressaltou a importância do Maio Amarelo para estimular novas formas de encarar a mobilidade. “O movimento faz com que a sociedade discuta atitudes voltadas à redução de mortes e feridos no trânsito. As ações são relevantes, pois levam informação aos condutores. Por isso, programamos atividades de conscientização para o mês de maio e também para os demais meses do ano”, destacou.
Engane-se quem acredita que a imprudência atinja apenas uma parcela da população. O gerente de Operações de Trânsito da Transcon, Thiago Silva, explicou que acidentes de trânsito podem gerar prejuízos indiretos, como custos com combustível, atrasos em compromissos importantes, em consultas médicas, elevação dos gastos com saúde pública, entre outros. “As retenções podem durar horas, gerando grandes prejuízos a toda uma comunidade e não somente àqueles envolvidos diretamente nos acidentes”, pontuou.
Maio Amarelo
A história do movimento internacional mistura-se com a Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, decretada em maio de 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Naquele ano, governos de vários países se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito, que matam milhões de pessoas por ano. Nasceu então o Maio Amarelo, com o intuito de promover o debate sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em dezembro do ano passado, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano no trânsito. Com isso, tornou-se a oitava causa de óbitos no mundo, sendo o principal motivo das mortes de pessoas com idade entre 5 e 29 anos.
Lei 13.614/2018
O Brasil é o quinto colocado no ranking dos países com mais óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, em média 40 mil pessoas morrem vítimas de acidentes em vias brasileiras. Para reduzir esse índice pela metade, num prazo de dez anos, foi criado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído pela Lei 13.614/2018, publicada em janeiro de 2018.
A meta é a mesma do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020 da ONU. A norma brasileira prevê que os órgãos competentes deverão realizar consultas e audiências públicas para ouvir as manifestações da sociedade sobre as metas, além de campanhas públicas permanentes, promover a divulgação de balanços e a fiscalização de ações e cumprimento de metas.
Em Contagem esse serviço é realizado pela Transcon, que cumpre as diretrizes da legislação brasileira.
Programação
2/5 (quinta-feira)
8h30 – Palestra na empresa Petronas Lubrificantes do Brasil SA
Palestra Maio Amarelo, apresentação do tema 2019: "No trânsito, o sentido é a vida" e desenvolvimento do tema Direção Defensiva.
9/5 (quinta-feira)
15h – Palestra na empresa Patrus Transportes Urgentes
Palestra Maio Amarelo, apresentação do tema 2019: "No trânsito, o sentido é a vida" e desenvolvimento do tema Direção Defensiva.
10/5 (sexta-feira)
8h – Seminário Santa Luzia Maio Amarelo
Palestra Maio Amarelo, apresentação do tema 2019: "No trânsito, o sentido é a vida" e ações desenvolvidas em Contagem.
13/5 (segunda-feira)
13h40 – Palestra na empresa Magazine Luiza
Palestra Maio Amarelo, apresentação do tema 2019: "No trânsito, o sentido é a vida" e desenvolvimento do tema Direção Defensiva.
14/5 (terça-feira)
9h – Blitz Educativa Maio Amarelo na av. João César de Oliveira
Abordagem com entrega de material educativo.
21/5 (terça-feira)
9h – Evento Mobilizador - Micromobilidade no Campus de Medicina da UFMG
Exposição de bicicleta de vítima de acidente de trânsito e reportagem sobre o caso.
*A programação está sujeita a alterações.