Manutenções preventivas e melhorias estruturais foram realizadas, neste mês de fevereiro, no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), localizado no bairro Eldorado. A revitalização que abrangeu as instalações elétricas, refrigeração do CTI, pinturas de áreas internas, estacionamento e reservatórios de água trouxe mais segurança para os colaboradores e usuários do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus e do Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho.
Para o diretor-geral do CHC, João Pedro Laurito Machado, esse é um trabalho contínuo que faz parte da proposta da atual gestão, em exercício desde 2017: melhorar o atendimento e o ambiente para pacientes e funcionários. No ano passado, 46 leitos da ala da Clínica Médica também foram reformados.
O diretor-geral João Pedro Machado explicou que as instalações do Hospital Municipal têm 15 anos e, ao passar do tempo, não foram prioridade dos gestores anteriores. Com isso, a situação era preocupante em alguns casos, por exemplo, a subestação de energia. O local nunca teve manutenção e havia pendências pontuadas pela Cemig.
Para resolver esses problemas foram trocados o quadro de proteção da energia e o disjuntor de carga, dispositivos que protegem uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. Foi realizada ainda a troca de óleo dos transformadores, e feitos reapertos de todas muflas e cabos de alta tensão que estavam frouxos.
Outras melhorias realizadas
Alvo de reclamações nesta época do ano, o ar condicionado do CTI passou por manutenção e voltou a funcionar regularmente. No setor, este tipo de equipamento é do modelo de resfriador de água que consequentemente resfria o ar, produtos e equipamentos.
O refeitório dos colaboradores foi pintado e recebeu novos móveis. No espaço, são servidas cerca 520 refeições por dia. A recepção principal do Hospital também está de cara nova com a pintura das paredes. Para Maria José da Silva, que acompanhou o marido durante exames realizados no HMC, a mudança no ambiente foi perceptível e o espaço ficou bem melhor.
No estacionamento, as tampas dos esgotos foram revitalizadas. Essas peças são de ferro e com o passar do tempo enferrujam e desgastam. Com essa ação, não há riscos para a circulação de carros e pessoas no local. Outra ação desempenhada no início do mês foi a limpeza programada dos reservatórios de água do prédio da maternidade. A higienização garante qualidade e o abastecimento adequado para assistência.
A coordenadora da Infraestrutura, Jeysa Costa de Almeida, responsável pelo desenvolvimento desses serviços, reforçou que todas essas ações trazem tranquilidade, pois os problemas identificados foram sanados e a segurança de colaboradores e usuários garantidos sem que os atendimentos fossem impactados.