Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Junho/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Junho/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Maio/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Maio/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – Fundação João Pinheiro. Abril/2021
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* Taxa de escolarização líquida indica o percentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua idade.
Fonte: Censo da Educação Básica – INEP. Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Nota: Abrange as redes públicas e privadas de ensino.
*A distorção idade-série é a proporção de alunos com atraso escolar de 2 anos ou mais. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade, permanecendo até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até os 14 anos de idade. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no Ensino Médio. As principais causas para a distorção ocorre pela repetência (reprovação) e evasão escolar dos alunos.
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano 2013
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000, 2010.
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
A taxa de analfabetismo é a razão entre a população analfabeta e a população total de um mesmo grupo etário. São consideradas analfabetas as pessoas que não possuem habilidades de ler e escrever um bilhete simples em seu idioma.
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* Foram omitidas as categorias de cor “amarela”, “indígena” e “sem declaração” por não representarem percentuais significativos da população do município (aproximadamente 1% do total).
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano 2013
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – 2017
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) -acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. (Fonte: Qedu – http://academia.qedu.org.br/ideb/).
Fonte: INEP – Indicadores Educacionais e Observatório do PNE (Plano Nacional de Educação) 2016
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
*No Ensino Fundamental a Rede Pública abrange a Rede Municipal e Estadual. No Ensino Médio abrange a Rede Municipal, Estadual e Federal.
Nota: Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais ( 6º ao 9º ano).
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – Fundação João Pinheiro
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* A taxa líquida de frequência do ensino fundamental é a razão entre a população de 6 a 14 anos de idade matriculada no ensino fundamental e a população dessa faixa etária. A taxa líquida de frequência do ensino médio é a razão entre a população de 15 a 17 anos de idade matriculada no ensino médio e a população dessa faixa etária. Ambas as taxas utilizam no numerador as matrículas obtidas dos Censos Escolares (MEC/INEP) e no denominador a população retirada do Censo Demográfico para o ano de 2010 e a estimada para 2014.( Fonte: http://imrs.fjp.mg.gov.br/Home/IMRS)
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social – Fundação João Pinheiro
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* Representa o acesso à educação infantil. É obtida pela razão entre a população de determinada faixa etária que frequenta escola ou creche e a população total nessa faixa etária.
Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
*Número médio de anos de estudo que uma geração de crianças que ingressa na escola deverá completar ao atingir 18 anos de idade, se os padrões atuais se mantiverem ao longo de sua vida escolar.
Fonte: DataViva, 2018
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Fonte: DataViva, 2018
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
1 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo) – 0,71%; 2 – Publicidade e Propaganda – 0,17%; 3 – Segurança Pública – 0,20%