A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), promove ações de porta em porta com objetivo de informar os moradores sobre o serviço de coleta seletiva, hoje em 10 bairros da cidade. Nessa ação, são informados os dias e a frequência da coleta e, principalmente, sobre os benefícios gerados nos aspectos social e ambiental e da inclusão sócio produtiva dos catadores associados. Também foram distribuídos panfletos informativos e sacos de coleta que são recolhidos pelos caminhões. Desta vez, os bairros atendidos foram São Joaquim e Arvoredo.
A analista ambiental da Superintendência de Planejamento de Resíduos da Semad, Nilma de Souza Pena, informa que as ações estão sendo feitas primeiramente nos bairros onde a coleta já é feita. “Estamos aumentando o número de residências atendidas sem, por enquanto, aumentar o número de rotas, pois entendemos que a precisamos primeiro esgotar as residências nos bairros em que já atuamos”, disse.
A ação de mobilização social abrangeu uma campanha educativa de porta a porta e foi feita em uma parceria da Semad com a Superintendência de Limpeza Urbana e os catadores associados, que são os principais beneficiários da coleta seletiva.
A moradora Natália Ferrarese diz que sempre fez coleta seletiva e que a ação da prefeitura é de extrema importância. “Diminui muito o resíduo orgânico e a contaminação do solo e do meio ambiente. A gente sabe que esses materiais ficam muito tempo na natureza. Outro motivo é que ajuda o pessoal que vive da coleta, já que essa é a fonte de renda deles”, completou.
[caption id="attachment_9546" align="alignleft" width="300"] Caminhão da coleta seletiva[/caption]Para a catadora Marli Firmino, a renda da coleta seletiva é parte importante no orçamento familiar. “Sou catadora há 10 anos e faço parte do programa de coleta seletiva da prefeitura. É importante, primeiramente, a conscientização dos cuidados com o meio ambiente, mas também é a fonte de renda do catador. Moro com minha mãe aposentada e minha renda sai da coleta seletiva. Com ela, pago aluguel, luz, água e ajudo a manter nossa casa”, atesta.
Atualmente a coleta seletiva atende dez bairros. A cidade está discutindo o novo Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A proposta está disponível para consulta no site da prefeitura e o público interessado pode consultá-la clicando aqui. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail supres.meioambiente@contagem.mg.gov.br .