A avenida Alterosa, localizada na região da Ressaca, ganhou um sinal de trânsito para melhorar o trânsito no cruzamento com a avenida São Lourenço e a avenida Rodrigues da Cunha, trazendo mais segurança e mobilidade para os moradores da região. O equipamento deve ajudar a reduzir os engarrafamentos e diminuir o número de acidentes no local, problema recorrente devido ao grande volume de carros e ônibus que circulam diariamente pela via.
De acordo com o administrador da regional Ressaca, José Carlos, a instalação do semáforo atende a uma reivindicação antiga dos moradores da região. Ele explica que a avenida das Alterosas, que se conecta à avenida Arroio São Lourenço, recebe diariamente um grande volume de veículos e transporte público vindos de Belo Horizonte, o que torna o cruzamento ainda mais perigoso. “Esse trecho é estreito, faz ligação com várias ruas e há anos a comunidade cobra uma solução. Por questões técnicas, a Transcon não conseguiu implementar antes. Há cerca de 30 dias, fizemos uma nova reunião reforçando o pedido e, felizmente, agora estamos sendo atendidos. Essa conquista tem a participação popular, foi pauta do Conselho Regional e, hoje, começa a se tornar realidade. Em breve, com o semáforo instalado, teremos mais segurança e melhor fluxo no trânsito da Ressaca”, afirmou.
Para o empresário Marco Aurélio, a instalação do novo semáforo deve trazer mais segurança para a região. Ele conta que o cruzamento registra grande movimento de veículos, especialmente nos horários de pico, o que aumenta o risco de acidentes. “O fluxo aqui é muito intenso e já presenciei diversas batidas. O semáforo vai melhorar bastante, trazendo mais organização para o trânsito”.
Segundo o gerente de monitoramento eletrônico, Wagner Moreira, o novo semáforo da avenida Alterosa com São Lourenço deve entrar em funcionamento na primeira quinzena de setembro. “Estamos finalizando o processo de instalação. Ainda faltam ajustes como a ligação da rede elétrica, a pintura do equipamento e a implantação da sinalização horizontal, vertical e indicativa. O semáforo vai operar com três tempos, organizando melhor o tráfego das avenidas São Lourenço, Rodrigues da Cunha e Alterosa, além de garantir mais segurança para os pedestres”.