A Prefeitura de Contagem promoveu, no último fim de semana, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com abertura na sexta-feira (04/07) e continuidade dos trabalhos no sábado (05/07), o evento reuniu usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil em um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, o encontro destacou a importância da política pública de assistência social como instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da democracia. A conferência é um marco importante no calendário municipal e reafirmou o compromisso de Contagem com um Sistema Único de Assistência Social (Suas) forte, plural e participativo. O público presente, inclusive, teve aberto espaço para manifestações, reforçando o caráter democrático e participativo do evento.
Durante os pronunciamentos, foi ressaltada a importância do controle social na formulação e no acompanhamento das políticas públicas, bem como a valorização dos avanços conquistados pelo Suas ao longo das últimas duas décadas.
Nesse contexto, a prefeita Marília Campos enfatizou o papel fundamental da Conferência como espaço de escuta, participação cidadã e fortalecimento da democracia nas decisões que impactam a vida da população:
“A primeira questão de uma conferência precisa ser política. O enfrentamento mais estratégico deve partir de nós,
que estamos ao lado dos que mais precisam. Essa deve ser a questão central.
Mas também devemos defender, sim, uma política de amparo cada vez mais forte.
E quem não reconhece que Contagem está avançando, é porque não está enxergando bem o que estamos construindo aqui".
Marília Campos, prefeita de Contagem
A noite também foi marcada por apresentações culturais que encantaram o público. Crianças da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem fizeram uma bela apresentação artística, arrancando aplausos e emocionando os presentes. Também foram exibidos vídeos com mensagens de autoridades nacionais, como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, além de representantes do CNAS.
A palestra magna foi conduzida pela cientista social e referência nacional em Políticas Públicas de Assistência Social, Stela Ferreira. Ela falou sobre a trajetória do SUAS, seus desafios e a importância da educação permanente para trabalhadores e gestores da rede socioassistencial. Suas palavras tocaram o público:
“Os serviços públicos devem ser instrumentos de reparação dessas injustiças que,
infelizmente, ainda insistimos em reproduzir. É sobre isso que precisamos conversar.
O nosso trabalho na assistência social não pode ser apenas conduzir alguém de um ponto ao outro.
É preciso transformar o caminho, enfrentar as desigualdades e construir uma sociedade mais justa e inclusiva".
Stela Ferreira, cientista social e referência nacional em Políticas Públicas de Assistência Social
Apresentações e eleição de delegados
A programação continuou no sábado (05/07), com grupos de trabalho e deliberação de propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e nacional.
Com apresentação inspiradora da assistente social e servidora efetiva da Prefeitura de Contagem, Miralva Gonçalves - que trouxe uma reflexão sobre os marcos e os avanços da política de assistência social no município, ao longo dos 20 anos de Suas em Contagem - e com a participação da secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Ludmilla Lamartine - que apresentou o tema central e os eixos temáticos da Conferência, orientando as discussões dos grupos de trabalho - o dia se transcorreu de forma interativa.
Os Grupos de Trabalho temáticos se dividiram em cinco eixos, onde, a partir de vivências, ideias e debates, foram elaboradas propostas a serem, posteriormente, apresentadas na Plenária Final. Após o trabalho em grupo, os participantes se reuniram na quadra para o almoço, onde receberam uma marmita nutritiva preparada pelos restaurantes populares de Contagem.
Na Plenária Final, conduzida pela superintendente de Assistência Social, Samantha Pacheco, as propostas foram apresentadas e votadas por todos os delegados, que as modificaram, aprovaram e rejeitaram, conforme o debate coletivo.
Para encerrar a conferência, foi realizada a eleição dos delegados e delegadas que representarão Contagem na etapa estadual da Conferência de Assistência Social, uma etapa fundamental que reafirma o compromisso do município com a representatividade democrática. A Etapa estadual será no final de julho.
A Conferência Municipal reafirmou o protagonismo de Contagem na construção de políticas públicas comprometidas com a justiça social, a escuta dos territórios e o enfrentamento das desigualdades. Todo o processo foi pautado por um diálogo permanente e respeitoso, fundamentado nos princípios da democracia participativa, que valoriza a voz da população na formulação e no controle social das políticas públicas.
O evento reuniu usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil em um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva Fotos: Luci Sallum/PMC
Confira, abaixo, a lista de delegados eleitos na Conferência Municipal e que irão representar o município na Conferência Estadual:
TITULARES
· Samantha Natacha Pacheco da Silva (Superintendência de Assistência Social)
· Marta de Faria Vieira (Regional Industrial) / cota pessoa idosa
· Ana Karolina Bitencourt Maia (Secretaria de Direitos Humanos) / cota LGBTQIA+
· Luciana Soares Barros de Alcântara (Subsecretaria de Segurança Alimentar e agroecologia) cota pessoa negra/mulher
· Juliana de Almeida Evangelista Barone (DGSUAS)
· Ivan Filipe Almeida dos Santos (DIPE Média)
· Marli da Piedade Morais (Sociedade Civil)
· Simiel de Oliveira Santos (Sociedade Civil)
· Ellen Carine Muniz Oliveira (Darcy Ribeiro) (Sociedade Civil)
· Maria Neides Abreu e Souza /cota pessoa com deficiência/pessoa idosa (Sociedade Civil)
· Caroline Raquel Mota Dias (Cras Sede) (Sociedade Civil)
· Ataiana de Araújo Rosa (Cras Petrolândia) (Sociedade Civil)
SUPLENTES
· Alan Ferreira Aguiar (Secretaria de Educação)
· Isabella Cristina Costa de Lima (Secretaria de Direitos Humanos)
· Nelson Batista Raimundo (Secretaria de Habitação)
· Gabrielly Dolores Rios da Cunha (DIPBAS)
· Fernando Batisteli Carlos Mateus (Cras Icaivera)
· Renata Corgosinho Tibúrcio (Cras Ressaca)
· Rosangela Maria de Souza Fonseca (Sociedade Civil)
· Glaucia Maria Pinheiro Albuquerque (Sociedade Civil)
· Graciana Fulgencio (projeto Prosseguir) (Sociedade Civil)
· Dulcinéia Freitas do Carmo Faria (Casa de apoio) (Sociedade Civil)
· Stela Gomes e Silva (Creas Ressaca) (Sociedade Civil)
· José Cândido Rodrigues Neto (Creas Vargem das Flores) (Sociedade Civil)