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Notícias
JUN
29
29 JUN 2025
SAÚDE
Prontuário eletrônico monitora histórico dos pacientes e garante mais segurança aos serviços
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Com o objetivo de melhorar a qualidade e a integração dos serviços prestados pelo SUS Contagem, foi implementado o sistema de prontuário eletrônico em todos os pontos de atendimento. Essa iniciativa facilita o gerenciamento das ações em saúde e permite o monitoramento eficaz dos atendimentos e do histórico clínico dos pacientes.

A ferramenta consiste em um sistema de software utilizado por profissionais tanto da Atenção Primária quanto da Atenção Especializada. Sua principal finalidade é oferecer suporte à assistência, organização, controle e planejamento das atividades de saúde. Com recursos tecnológicos completos, o sistema promove a inovação e simplifica os processos médicos de rotina, contribuindo para uma gestão mais eficiente e integrada.

Por meio de uma informação básica e simples, como a data de nascimento do paciente, o profissional de saúde tem acesso a um histórico completo de atendimentos, incluindo detalhes sobre cada consulta — local, data, horário, evolução clínica, comparecimento ou ausência do paciente —, além da ocupação do profissional responsável, exames realizados e seus respectivos resultados, prescrições médicas e até a confirmação da retirada dos medicamentos nas farmácias distritais, que também estão integradas ao prontuário eletrônico. Com esse compilado de dados, torna-se possível, inclusive, que profissionais da saúde discutam à distância casos clínicos mais complexos, promovendo um atendimento mais colaborativo e resolutivo.

Além disso, o sistema contribui para a redução de custos, já que evita a repetição desnecessária de procedimentos e exames; reduz erros clínicos, com uma ferramenta que alerta automaticamente sobre interações medicamentosas, alergias ou doses incorretas, ajudando a evitar falhas no atendimento; economiza tempo; diminui o consumo de papel; acelera processos como agendamentos, prescrições e encaminhamentos; e melhora a comunicação entre equipes multidisciplinares.

O gestor e médico de família Rafael Casal explica que o sistema trouxe muitos benefícios para a saúde pública. “Antes da implantação do sistema, quando um paciente chegava a uma unidade para ser atendido, era necessário identificar a qual unidade ele pertencia e, muitas vezes, deslocar-se até lá para buscar seu histórico clínico. Com a integração do prontuário eletrônico, conseguimos realizar um processo de territorialização mais eficiente e garantir o encaminhamento adequado do usuário para um cuidado longitudinal em qualquer ponto da rede, dentro da região correspondente à sua unidade de referência. Além disso, o sistema permite visualizar a posição do paciente na fila de atendimento, possibilitando sua mobilização conforme o grau de prioridade”, ressalta.

“Esse processo mantém o vínculo do usuário com a sua unidade, assegura o princípio de hierarquização para que não sobrecarregue os pontos de atendimento e, de forma organizada, garante a melhoria nos atendimentos. Gera, ainda, segurança logística e jurídica tanto para o paciente quanto para a gestão do município, já que todos os processos que envolvem a saúde do paciente estão documentados dentro do prontuário eletrônico. Ele integra e automatiza as atividades administrativas e gerenciais, proporcionando ao gestor a racionalização e otimização dos recursos disponíveis. Isso é segurança, garantia de cuidado, perpetuação de boas práticas e garantia de acompanhamento contínuo e regular de um paciente pela mesma equipe”, completa o profissional.

A usuária da UBS Jardim Bandeirantes, Adriane Silva, afirma que, com o sistema eletrônico, o atendimento tem sido cada vez mais ágil. “Percebo que os atendimentos estão mais rápidos. A gente entra no consultório médico e, em um instante, o médico já tem acesso aos dados. Quando era o prontuário normal, sempre havia dificuldade para encontrar as informações da última consulta. Nesta semana, tive uma consulta agendada e não tive dificuldade alguma no atendimento. Isso faz com que o atendimento seja mais rápido e eficaz”, conclui.

Autor: estagiária Izabel Morais com supervisão da jornalista Natália Rosa / Edição: Vanessa Trotta
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