Buscar soluções para a mobilidade urbana é uma das marcas da atual gestão de Contagem, com obras e intervenções que já se aproximam de R$ 1 bilhão em investimentos. Como a cidade não é uma ilha, a construção de um transporte que atenda plenamente a população transcende as decisões tomadas localmente. Nesse sentido, a Prefeitura participou do 1º Encontro Estratégico de Mobilidade, realizado nesta sexta-feira (6/6), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O objetivo do evento foi debater a integração dos sistemas de transporte público e a criação de um modelo de governança conjunta para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Foram debatidos os desafios históricos enfrentados pela falta de integração entre os sistemas de transporte da RMBH, como a concorrência entre modais e a crescente demanda pelo transporte coletivo. Os participantes destacaram a urgência em integrar física, operacional, institucional e tarifariamente os sistemas em operação.
Para o prefeito em exercício de Contagem, Ricardo Faria, o governo de Minas, enquanto ente federativo, é quem deve promover esse diálogo entre os municípios. “A pauta da mobilidade se faz necessária mesmo e o Estado tem mais possibilidades para promover essa integração. São vários temas que precisam ser abordados, desde ações mais conjuntas em relação às intervenções, o sistema de pagamento entre outros. Contagem vem investindo, se prepara para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e considera muito importante debater essa integração”.
No encontro foi tratado o diagnóstico da mobilidade na RMBH, apresentação de projetos em andamento e sugestões para o futuro. Entre as propostas debatidas até 2030, destaca-se a operação integrada entre o Sistema SIM, o BRT Amazonas e o metrô, além da implantação de novas linhas metroviárias.Também foi colocada em pauta a possibilidade de usar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção e gestão de novos terminais metropolitanos. Durante o encontro, foram detalhados os terrenos selecionados e as estratégias de integração entre os diferentes meios de transporte.
“Sabemos que a mobilidade urbana não é apenas um desafio, mas uma oportunidade de transformar o cotidiano dos cidadãos, promovendo inclusão, acessibilidade e qualidade de vida. Nosso objetivo é estruturar um sistema moderno, integrado e alinhado às necessidades da região, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Seguiremos empenhados em buscar investimentos, planejamento estratégico e tecnologia para viabilizar essa transformação”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Ficou definida a articulação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio das prefeituras à Seinfra, para a criação de uma faixa exclusiva na BR-040 para o transporte público metropolitano. Um Grupo Estratégico, com reuniões bimestrais, e um Grupo Técnico de Trabalho, com representantes do Estado e dos municípios, serão criados, para avançar no debate sobre a mobilidade.
“É simbólico vermos municípios, o Estado e tantas outras instituições responsáveis por garantir a mobilidade das cidades que compõem a região metropolitana, unidos e pensando juntos”, ressaltou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.
Também estiveram presentes representantes do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Governo (Segov), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), e das prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Nova Lima.