Em Contagem, o feriado do Dia do Trabalhador (01/5) foi marcado por um grande festival dedicado ao incentivo do uso consciente da bicicleta e à preservação ambiental. A cidade recebeu a estreia do Giro Sustentável, passeio ciclístico gratuito que reuniu aproximadamente 1.500 pessoas na avenida Francisco Firmo de Matos, mostrando que Contagem pedala na dianteira quando o assunto é qualidade de vida aliada à ocupação saudável dos espaços públicos.
Promovido pela Associação Move Cultura, o evento contou com patrocínio da Belgo Arames, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Fundação ArcelorMittal e da Prefeitura de Contagem. A concentração começou às 8h no Sambódromo, ponto onde os inscritos retiraram kits com camisa, sacochila e squeeze antes da largada ao som da discotecagem do DJ Will, responsável por animar o público antes, durante e depois do trajeto de aproximadamente oito quilômetros.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, ressaltou o simbolismo de Contagem sediar a estreia do evento. “É muito significativo para a cidade receber a primeira edição do Giro Sustentável. Fomos escolhidos entre vários municípios, o que reforça a confiança na nossa capacidade de receber eventos desse porte. Além disso, a iniciativa só traz benefícios para a nossa população, promovendo valores essenciais como a prática esportiva, o cuidado com a saúde e a preservação ambiental", disse.
O diretor executivo da Move Cultura, Rafael Aquino, também reforçou o papel do evento como ferramenta de transformação urbana. “O projeto é mais uma iniciativa criada para promover a qualidade de vida nas cidades e contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas. Acreditamos que incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte limpo e sustentável é uma forma eficaz de provocar transformações positivas”, afirmou.
Ao longo de todo o percurso, equipes da Guarda Civil de Contagem, da Polícia Militar e agentes da Transcon escoltaram o pelotão, bloqueando cruzamentos e orientando o tráfego para garantir a segurança dos participantes. A eficiência da operação chamou a atenção de Bárbara Silveira, 36, moradora do bairro Três Barras. “Tudo funcionou muito bem. A organização foi ótima, me senti segura o tempo todo e o clima entre os participantes era muito positivo”, destacou.
A participação em família também foi um dos destaques do evento, como mostrou o envolvimento da família Costa, do bairro Inconfidentes. O analista de sistemas Fabrício Costa, 40, a administradora Flávia, 37, e os filhos Caio, 11, e Yasmin, 9, participaram de parte do trajeto pedalando lado a lado. “Ver nossos filhos se divertindo enquanto aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente é legal demais. Foi um dia leve, educativo e especial para todos nós", disse André. “Atividades como essa criam memórias e ainda educam. Já estamos ansiosos pela próxima edição”, completou Flávia.
O entusiasmo foi ainda maior entre os pequenos. Caio comparou a experiência com um jogo de videogame. “Foi muito legal pedalar sem nenhum carro atrapalhando, parecia que a cidade era só nossa”, disse. Já a caçula Yasmin, adorou o clima de união. “Adorei ver tanta bicicleta junta. Na próxima, vou chamar todos os meus amigos da escola”, completou.
Encerrando o evento com chave de ouro, a organização conduziu sorteios que deram a dois inscritos bicicletas zero quilômetro e presentearam diversos outros participantes com kits de acessórios de ciclismo.
A atividade reuniu ciclistas de todas as idades, em um passeio permeado por muita segurança e estímulo à pratica esportiva. Foto: Foto: Ricardo Lima/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos do evento