Estão abertas as inscrições para as trilhas e atividades ecológicas em 2025. Para garantir uma experiência segura e organizada, os agendamentos agora devem ser feitos on-line, com antecedência, pelo site da Prefeitura. Clique aqui para fazer a inscrição!
As trilhas oferecem uma oportunidade de contato com o meio ambiente e conhecimento sobre a fauna e flora da cidade. O agendamento é obrigatório para todas as visitas monitoradas, garantindo que cada grupo tenha um momento exclusivo para explorar os parques.
De acordo com a superintendente de Políticas Socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Sirlene Almeida, desde 2021 o formato de agendamento prévio tem sido usado, o que permite mais organização e segurança aos visitantes. “Com os agendamentos on-line, conseguimos planejar melhor a recepção dos grupos, garantindo que cada um tenha uma experiência completa e enriquecedora”, explicou.
As trilhas são abertas ao público e para escolas. Os grupos podem optar por trilhas monitoradas ou visitas independentes pelo Projeto “Além dos Muros”. As atividades são voltadas para estudantes da educação infantil ao ensino superior e para qualquer um que tenha interesse em explorar os parques.
Cada trilha tem uma dinâmica própria e os grupos podem reservar diferentes dias e horários. Para evitar aglomeração, para as escolas será permitido o acesso de apenas um ônibus por vez, com até 40 participantes por grupo.
Os visitantes podem escolher entre diferentes trilhas, cada uma com uma temática específica:
Trilha Ecológica: voltada aos estudantes, promove a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. A atividade dura cerca de duas horas e acontece nos parques Gentil Diniz e Ecológico do Eldorado;
Trilha Eco-Cultural: busca aproximar a população do meio ambiente e da história local. Realizada no parque Gentil Diniz, é aberta ao público no primeiro domingo do mês, sem necessidade de agendamento;
Trilha dos Sentidos: em parceria com o Cefet-MG, a experiência acontece com os participantes de olhos vendados, estimulando olfato, paladar, tato e audição para perceber o ambiente de outra forma. A duração é de 40 minutos e a atividade ocorre nos parques Gentil Diniz e Fernão Dias, mediante agendamento;
Caminhada de Percepção Ambiental: realizada por monitores da Semad e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), busca despertar a consciência ambiental dos participantes. Durante a caminhada, são abordados temas como água, fauna e flora local. A atividade dura cerca de duas horas e acontece no Parque Fernão Dias, com agendamento prévio.
Além das trilhas, os parques também oferecem atividades voltadas para educação ambiental e lazer. As oficinas ecopedagógicas promovem a criatividade e sensibilização ambiental por meio da construção de objetos, brinquedos e jogos recicláveis.
Já as palestras da “Quarta Ambiental” são realizadas toda primeira quarta-feira do mês, no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, no parque Gentil Diniz. Elas abordam temas como gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e defesa animal. O público-alvo inclui jovens a partir de 15 anos, lideranças comunitárias e técnicos da área ambiental. Os agendamentos são realizados em parceria entre Semad e a Autarquia Municipal de Parques e Praças (Conparq).
Outras atividades
Os parques também podem ser utilizados para realização de festas da família, formaturas, campeonatos esportivos, festivais e fotos comemorativas. Para solicitar a liberação de espaço, é necessário preencher um formulário on-line.
Para garantir a participação nas trilhas ecológicas, os interessados devem acessar o site da Prefeitura e fazer os agendamentos com antecedência.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail educacao.ambiental@contagem.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3352-3072.